Mediastinite após cirurgias valvares cardíacas: revisão integrativa

  • Ana Sara Mendes Teixeira
  • Laura Menezes Silveira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Angelita Maria Stabile Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Carina Aparecida Marosti Dessotte Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Palavras-chave: Mediastinite, Valvas Cardíacas, Fatores de Risco, Infecção da Ferida Cirúrgica, Enfermagem Cirúrgica

Resumo

A mediastinite é uma infecção do tecido conjuntivo do mediastino, pouco estudada em pacientes submetidos às cirurgias de correção de valvopatias cardíacas. O objetivo deste estudo foiidentificar na literatura as evidências relacionadas à mediastinite em pacientes submetidos às cirurgias para correção de valvopatias cardíacas. Foi realizado uma revisão integrativa com buscas, em cinco bases de dados eletrônicas: LILACS, PubMed, Scopus, EBSCOhostWeb of Science. De acordo com os critérios estabelecidos, quatro artigos foram incluídos para a análise e mostraram aspectos sobre a mediastinite, como: preditores de mortalidade no pré-operatório, contaminação de materiais no intraoperatório e técnica de abordagem cirúrgica. Estudos com enfoque específico à ocorrência de mediastinite nestes pacientes, podem instrumentalizar a equipe de saúde e melhorar a implementação das ações na prática clínica, prevenindo complicações. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Sara Mendes Teixeira

Enfermeira. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: ana.sara.teixeira@usp.br.

Laura Menezes Silveira, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Mestre em Enfermagem Fundamental. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, nível Doutorado, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: lauramsilveira@usp.br.

Angelita Maria Stabile, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Enfermeira, Doutora em Fisiologia. Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: angelita@eerp.usp.br.
Carina Aparecida Marosti Dessotte, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: camarosti@eerp.usp.br.
Publicado
20-11-2018
Como Citar
Teixeira, A., Silveira, L., Stabile, A., & Dessotte, C. (2018). Mediastinite após cirurgias valvares cardíacas: revisão integrativa. Revista Eletrônica De Enfermagem, 20. https://doi.org/10.5216/ree.v20.47822
Seção
Artigo de Revisão