Clima de segurança em centro cirúrgico: validação de um questionário para o cenário brasileiro

Palavras-chave: Segurança do Paciente, Centros Cirúrgicos, Enfermagem Perioperatória, Cultura Organizacional, Estudos de Validação

Resumo

Validar a versão traduzida e adaptada culturalmente do Safety Attitudes Questionnaire/Operating Room Version para o contexto brasileiro. Estudo metodológico de validação das propriedades psicométricas do questionário adaptado para o contexto brasileiro. A amostra correspondeu a 590 profissionais de saúde atuantes em centro cirúrgico, de quatro hospitais brasileiros, coletando-se os dados de maio a agosto de 2014. A validação de constructo ocorreu pela análise fatorial exploratória e a confiabilidade pelo alpha de Cronbach. A análise originou um questionário com 40 assertivas alocadas em seis domínios: clima de segurança, percepção da gerência, percepção do estresse, condição do trabalho, comunicação no ambiente cirúrgico e percepção do desempenho profissional. A versão adaptada mostrou-se confiável, obtendo o valor geral do alpha de Cronbach de 0,87 e entre os domínios, o alpha variou de 0,59 a 0,87.Esta pesquisa permitiu validar um instrumento passível de avaliar o clima de segurança em centro cirúrgico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Campos de Andrade Lourenção, Universidade de São Paulo
Enfermeira, Doutora em Gerenciamento em Enfermagem. Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doc da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: danielalourencao@usp.br.
Daisy Maria Rizatto Tronchin, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: daisyrt@usp.br.

Publicado
26-07-2018
Como Citar
Lourenção, D., & Tronchin, D. (2018). Clima de segurança em centro cirúrgico: validação de um questionário para o cenário brasileiro. Revista Eletrônica De Enfermagem, 20. https://doi.org/10.5216/ree.v20.47570
Seção
Artigo Original