Opinião de auxiliares e técnicos de enfermagem sobre a sistematização da assistência de enfermagem

Autores

  • Luciana Aparecida Ribeiro Ramos Fundação Educacional de Fernandópolis
  • Emília Campos de Carvalho Universidade de São Paulo
  • Silvia Rita Marin da Silva Canini Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v11.46863

Palavras-chave:

Processos de enfermagem, Cuidados de enfermagem, Planejamento da assistência ao paciente, Equipe de enfermagem.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar a percepção de auxiliares e técnicos de enfermagem sobre sistematização da assistência de enfermagem e os aspetos legais de sua participação nesse processo, sobre a contribuição dessa metodologia na organização do serviço e atividades que realizam. Estudo descritivo, com 77 profissionais de um hospital escola do interior do Estado de São Paulo, em 2006. Os dados, coletados por meio de questionário e escala tipo Likert, revelaram que os profissionais reconhecem a utilização da SAE em seu setor de trabalho, mas não relacionam suas atividades ao método. A maioria referiu que contribui recepcionando o paciente na unidade, coletando dados como freqüência cardíaca, pressão arterial, temperatura, realizando as prescrições de enfermagem. Ainda, referem participar da avaliação comunicando as alterações observadas. Conclui-se que a participação dos auxiliares e técnicos de enfermagem nesta metodologia ainda é obscura, os mesmos não percebem suas atribuições, fato reforçado pela compreensão dúbia da legislação, evidenciando necessidade premente da inclusão deste tema na grade curricular dos cursos de auxiliares e técnicos de enfermagem, esclarecendo as atribuições e responsabilidades de cada membro da equipe de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Aparecida Ribeiro Ramos, Fundação Educacional de Fernandópolis

Mestre em Enfermagem pela EERP-USP. Área Enfermagem Fundamental. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Fundação Educacional de Fernandópolis. E-mail: ecdcava@usp.br.

Emília Campos de Carvalho, Universidade de São Paulo

Professor Titular junto à EERP/USP. Coordenadora do grupo de Pesquisa. E-mail: ecdcava@eerp.usp.br

Silvia Rita Marin da Silva Canini, Universidade de São Paulo

Professor Doutor junto à EERP/USP. E-mail: canini@eerp.usp.br

Downloads

Publicado

01/06/2017

Como Citar

1.
Ramos LAR, Carvalho EC de, Canini SRM da S. Opinião de auxiliares e técnicos de enfermagem sobre a sistematização da assistência de enfermagem. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 1º de junho de 2017 [citado 16º de abril de 2024];11(1). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/46863

Edição

Seção

Artigo Original