Banco de termos da linguagem especial de enfermagem da clínica médica

Autores

  • Cláudia de Lourdes Henriques de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Miriam Lima da Nóbrega Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v11.46850

Palavras-chave:

Enfermagem, Terminologia, Vocabulário, Registros de enfermagem.

Resumo

Estudo exploratório-descritivo que teve como objetivo construir o Banco de Termos da Linguagem Especial de Enfermagem da Clínica Médica do Hospital Universitário Lauro Wanderley. Antecedendo sua execução, o projeto foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa, tendo recebido parecer favorável ao seu desenvolvimento. Na realização da pesquisa buscou-se atender a procedimentos da metodologia terminológica, como: 1) identificação e avaliação de documentação especializada; 2) delimitação do campo temático da análise terminológica; 3) estabelecimento de árvores de domínio da base de dados; 4) elaboração de definições teóricas para os termos constantes e não constantes na CIPE®; 5) validação dos termos e respectivas definições que constituirão o Banco de Termos da Linguagem Especial de Enfermagem da Clínica Médica. O resultando dessa validação foi que 242 termos constantes e 188 termos não constantes na CIPE® alcançaram um Índice de Concordância ? 0.80 no que diz respeito ao significado na prática clínica. Espera-se que o uso deste Banco de termos permita o desenvolvimento de Nomenclaturas de Diagnósticos e Intervenções de enfermagem, o emprego do raciocínio clínico, a individualização da assistência, e, conseqüentemente, impulsione os enfermeiros a questionar e modificar sua atuação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia de Lourdes Henriques de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira da Clínica Médica do Hospital Universitário Lauro Wanderley – UFPB, Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da UFPB. João Pessoa/PB. E-mail: chenriques@ccs.ufpb.br.

Maria Miriam Lima da Nóbrega, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública e Psiquiatria do Centro de Ciências da Saúde da UFPB. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Pesquisador CNPq. Orientadora. E-mail: miriam@ccs.ufpb.br.

Downloads

Publicado

01/06/2017

Como Citar

1.
Lima C de LH de, Nóbrega MML da. Banco de termos da linguagem especial de enfermagem da clínica médica. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 1º de junho de 2017 [citado 29º de março de 2024];11(1). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/46850

Edição

Seção

Artigo Original