Cultura, saúde e enfermagem: o saber, o direito e o fazer crítico-humano

Autores

  • Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva Universidade Federal Fluminense
  • Eliane Ramos Pereira Universidade Federal Fluminense
  • Fátima Helena do Espírito Santo Universidade Federal Fluminense
  • Marcos Andrade Silva Universidade Gama Filho

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v10.46844

Palavras-chave:

Cultura, Ciências da Saúde, Filosofia em Enfermagem.

Resumo

Trata-se de um trabalho que apresenta uma reflexão teórico-filosófica acerca da cultura, saúde e enfermagem. Selecionamos autores que entendem a filosofia como um saber que coloca os problemas do pensar e do agir como questão ou processo. Focalizamos três instâncias, a saber: a cultura, a saúde e a enfermagem como saber, direito e fazer crítico. A cultura é compreendida como resposta do homem ao desafio da existência onde o humano se realiza. A enfermagem é um fazer crítico humano e ao fazer, o enfermeiro se faz. O enfermeiro percebe-se como capaz de transformar a natureza e a si mesmo no trabalho. A saúde é um direito a ser conquistado e historicamente esta perspectiva passa a ganhar corpo, ainda que lentamente, na cidade moderna. Conclui-se que a cultura aparece como “seiva” que nutre a ação humana, a forma através da qual a humanidade se configura no triângulo: cultura, trabalho/enfermagem e saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Filósofa. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Niterói/RJ. E-mail: rafamig@terra.com.br.

Eliane Ramos Pereira, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Niterói/RJ. E-mail: eliaper@terra.com.br.

Fátima Helena do Espírito Santo, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Niterói/RJ.  E-mail: fatahelen@terra.com.br

Marcos Andrade Silva, Universidade Gama Filho

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Professor Assistente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro/RJ.

Downloads

Publicado

15-05-2017

Como Citar

1.
Silva RMCRA, Pereira ER, Santo FH do E, Silva MA. Cultura, saúde e enfermagem: o saber, o direito e o fazer crítico-humano. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 15º de maio de 2017 [citado 29º de novembro de 2021];10(4). Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/46844

Edição

Seção

Artigo de Atualização