Cultura, saúde e enfermagem: o saber, o direito e o fazer crítico-humano

Autores

  • Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva Universidade Federal Fluminense
  • Eliane Ramos Pereira Universidade Federal Fluminense
  • Fátima Helena do Espírito Santo Universidade Federal Fluminense
  • Marcos Andrade Silva Universidade Gama Filho

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v10.46844

Palavras-chave:

Cultura, Ciências da Saúde, Filosofia em Enfermagem.

Resumo

Trata-se de um trabalho que apresenta uma reflexão teórico-filosófica acerca da cultura, saúde e enfermagem. Selecionamos autores que entendem a filosofia como um saber que coloca os problemas do pensar e do agir como questão ou processo. Focalizamos três instâncias, a saber: a cultura, a saúde e a enfermagem como saber, direito e fazer crítico. A cultura é compreendida como resposta do homem ao desafio da existência onde o humano se realiza. A enfermagem é um fazer crítico humano e ao fazer, o enfermeiro se faz. O enfermeiro percebe-se como capaz de transformar a natureza e a si mesmo no trabalho. A saúde é um direito a ser conquistado e historicamente esta perspectiva passa a ganhar corpo, ainda que lentamente, na cidade moderna. Conclui-se que a cultura aparece como “seiva” que nutre a ação humana, a forma através da qual a humanidade se configura no triângulo: cultura, trabalho/enfermagem e saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Filósofa. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Niterói/RJ. E-mail: rafamig@terra.com.br.

Eliane Ramos Pereira, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Niterói/RJ. E-mail: eliaper@terra.com.br.

Fátima Helena do Espírito Santo, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Niterói/RJ.  E-mail: fatahelen@terra.com.br

Marcos Andrade Silva, Universidade Gama Filho

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Professor Assistente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro/RJ.

Downloads

Publicado

15-05-2017

Como Citar

Silva, R. M. C. R. A., Pereira, E. R., Santo, F. H. do E., & Silva, M. A. (2017). Cultura, saúde e enfermagem: o saber, o direito e o fazer crítico-humano. Revista Eletrônica De Enfermagem, 10(4). https://doi.org/10.5216/ree.v10.46844

Edição

Seção

Artigo de Atualização