A reinserção escolar na área de oncologia infantil – avanços & perspectivas

Autores

  • Ana Carolina Carvalho Rocha Paterlini Universidade Federal de São Paulo
  • Magali Roseira Boemer Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v10.46824

Palavras-chave:

Enfermagem oncológica, Enfermagem pediátrica, Educação infantil

Resumo

A proposta deste estudo é um ensaio sobre o tema, mencionando alguns avanços e perspectivas no que tange à reinserção escolar dessas crianças. É importante que a criança com câncer mantenha sua escolaridade, preservando sua vida normal, seu desenvolvimento integral e tenha esperança de cura para construir seu futuro. Porém, sua reinserção escolar tem sido difícil para professores, familiares e para ela própria. Os professores enfrentam dificuldades em como lidar com esta criança frente aos seus colegas de classe e relacionadas à falta de informação sobre a doença. Os familiares sofrem com a preocupação diante da integridade física e emocional da criança, preferindo, muitas vezes, mantê-las em casa. Já as crianças lidam com a desinformação, curiosidade e zombaria, face às mudanças na sua aparência física (perda de peso, queda de cabelo e uso de máscara).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Carolina Carvalho Rocha Paterlini, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeira do Instituto de Oncologia Pediátrica da Unifesp, Especialista em Enfermagem Oncológica pelo Hospital A. C. Camargo. Formada na Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto. E-mail: carolpaterlini@yahoo.com.br

Magali Roseira Boemer, Universidade de São Paulo

Enfermeira, Professora Doutora Associada Aposentada da Universidade de São Paulo. E-mail: boemerval@gmail.com

Downloads

Publicado

15-05-2017

Como Citar

1.
Paterlini ACCR, Boemer MR. A reinserção escolar na área de oncologia infantil – avanços & perspectivas. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 15º de maio de 2017 [citado 22º de outubro de 2021];10(4). Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/46824

Edição

Seção

Artigo de Atualização