Sensibilizando a equipe de enfermagem ao cuidado humanizado em saúde mental mediante oficinas educativas

Autores

  • Adriano Brischialiari Hospital Regional do Vale do Ivaí
  • Mariluci Alves Maftum Universidade Federal do Paraná
  • Maria Angélica Pagliarini Waidmann Universidade Estadual de Maringá
  • Verônica de Azevedo Mazza Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v10.46815

Palavras-chave:

Equipe de enfermagem, Saúde mental, Humanização da Assistência, Relações interpessoais

Resumo

Esta pesquisa exploratória e descritiva foi realizada em uma instituição psiquiátrica de internação integral da Região Norte do Paraná no ano de 2005. O objetivo foi de descrever e avaliar o resultado da implementação de oficinas de sensibilização da equipe de enfermagem para um cuidado humanizado ao paciente com transtorno mental. Participaram 21 técnicos e 25 auxiliares de enfermagem. Os dados foram coletados mediante oficinas e, as dinâmicas de grupo foram fundamentadas em referenciais teóricos da comunicação humana e relação interpessoal. Verificamos que os profissionais percebem o portador de transtorno mental como um ser humano que precisa ser cuidado na integralidade; por outro lado, o desenvolvimento das oficinas proporcionou uma reflexão sobre o cuidado desenvolvido e um despertar do senso crítico da prática profissional, possibilitando a ressignificação do cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriano Brischialiari, Hospital Regional do Vale do Ivaí

Enfermeiro. Especialista. Centro de Triagens e Obras Sociais do Vale do Ivaí - Hospital Regional do Vale do Ivaí na cidade de Jandaia do Sul – Paraná. E-mail: sadol_jandaia@hotmail.com.

Mariluci Alves Maftum, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutora. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano de Enfermagem/NEPECHE-UFPR. E-mail maftum@ufpr.br.

Maria Angélica Pagliarini Waidmann, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá – UEM. E-mail angelicawaidman@hotmail.com.

Verônica de Azevedo Mazza, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da UFPR. E-mail: email mazzas@terra.com.br.

Downloads

Publicado

15-05-2017

Como Citar

1.
Brischialiari A, Maftum MA, Waidmann MAP, Mazza V de A. Sensibilizando a equipe de enfermagem ao cuidado humanizado em saúde mental mediante oficinas educativas. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 15º de maio de 2017 [citado 27º de outubro de 2021];10(4). Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/46815

Edição

Seção

Artigo Original