A violência doméstica contra o idoso identificada em um programa de assistência domiciliar: estudo de caso

Autores

  • Maria do Rosário Menezes Universidade Federal da Bahia
  • Noélia Assis de Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Larissa Chaves Pedreira Universidade Federal da Bahia
  • Elaine Cristina Santos Programa de Atenção Domiciliar Interdisciplinar
  • Maria Luiza Dias Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v10.46801

Palavras-chave:

Violência doméstica, Maus-tratos ao idoso, Serviços de assistência domiciliar

Resumo

Esse trabalho é recorte de ampla pesquisa sobre violência doméstica contra idosos na cidade do Salvador – Bahia, teve como objetivo apresentar e analisar a prática de violência familiar contra dois idosos, assistidos pelo Programa de Atenção Domiciliar Interdisciplinar (PADI) do Serviço Médico Rubens Brasil da Universidade Federal da Bahia (SMURB/UFBA). Estudo qualitativo, exploratório e descritivo, tipo estudo de caso. Os dados foram obtidos a partir das anotações sobre os idosos registradas nos prontuários, colhidas durante as visitas domiciliares entre outubro e dezembro de 2006. Dos casos, foram extraídas três categorias: agressão física; abuso financeiro-material e negligência do cuidado humano e ambiental, analisadas através da análise de conteúdo de Bardin e de acordo com a literatura sobre o tema. Essas situações levaram a inferir que fatores sociais, econômicos, políticos, culturais, e a falta de um processo afetivo humano, somado a co-responsabilidade, ao compromisso e à solidariedade intergeracional, podem negligenciar ou privar os idosos do direito de serem cuidados na família. Fica evidente a necessidade de formação e capacitação de profissionais de saúde, capazes prevenir e intervir junto a idosos, vítimas da violência doméstica e seus familiares, a fim de promover a saúde e garantir os direitos dos idosos contidos na Lei.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Rosário Menezes, Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (Brasil) (EEUFBA). Doutora em Enfermagem (USP). Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Violência em Idosos da EEUFBA. E-mail: menezes@ufba.br.

Noélia Assis de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela UFBa, integrante da equipe de criação e implantação do PADI, enfermeira  de referência do Programa de Atenção Domiciliar Interdisciplinar (PADI). E-mail: n.assis@terra.com.br.

Larissa Chaves Pedreira, Universidade Federal da Bahia

Professora Assistente da EEUFBA. Doutoranda em Enfermagem. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Cuidar da EEUFBA. E-mail: lchavesp@ufba.br.

Elaine Cristina Santos, Programa de Atenção Domiciliar Interdisciplinar

Especialista em Gerontologia, Enfermeira assistencial do PADI.

Maria Luiza Dias, Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (Brasil) (EEUFBA). Doutora em Enfermagem (USP). Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Violência em Idosos da EEUFBA. E-mail: menezes@ufba.br.

Downloads

Publicado

15-05-2017

Como Citar

1.
Menezes M do R, Oliveira NA de, Pedreira LC, Santos EC, Dias ML. A violência doméstica contra o idoso identificada em um programa de assistência domiciliar: estudo de caso. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 15º de maio de 2017 [citado 28º de julho de 2021];10(4). Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/46801

Edição

Seção

Artigo Original