Conhecimento e atividades da enfermagem no cuidado do esquizofrênico

Autores

  • Sueli Aparecida de Castro Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto
  • Antonia Regina Ferreira Furegato Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v10.46763

Palavras-chave:

Enfermagem psiquiátrica, Esquizofrenia, Conhecimento, Comunicação.

Resumo

Em sua prática, os enfermeiros enfrentam dificuldades na implementação do cuidado ao esquizofrênico. O objetivo deste trabalho foi identificar conhecimento e atividades da enfermagem no cuidado esquizofrênico. O presente estudo realizado em 2004 é do tipo exploratório-descritivo, com análise quali-quantitativa. Participaram da entrevista 17 dos 20 enfermeiros de um hospital público, 8 fizeram especialização em Enfermagem Psiquiátrica e a maioria prefere trabalhar com doentes mentais crônicos. Os enfermeiros e a equipe de enfermagem referem dificuldades no manejo dos pacientes esquizofrênicos com sintomas de heteroagressividade, delírios, alucinações e imprevisibilidade. Há poucas referências a respeito do aumento da autonomia do paciente e da participação da família no procedimento terapêutico. A maior dificuldade dos enfermeiros reside na comunicação e nas relações interpessoais. Concluindo, os enfermeiros cuidam dos pacientes de acordo com a sintomatologia, demonstram preocupação com a assistência prestada e relatam a necessidade de buscar maior conhecimento.

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Biografia do Autor

Sueli Aparecida de Castro, Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto

Enfermeira do Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto, mestranda em Enfermagem Psiquiátrica. E-mail: castrossueli@hotmail.com

Antonia Regina Ferreira Furegato, Universidade de São Paulo

Prof. Titular do Depto de Enfermagem Psiquiátrica Ciências Humanas da EERP/USP. E-mail: furegato@eerp.usp.br

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Publicado

15-05-2017

Como Citar

1.
Castro SA de, Furegato ARF. Conhecimento e atividades da enfermagem no cuidado do esquizofrênico. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 15º de maio de 2017 [citado 8º de dezembro de 2021];10(4). Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/46763

Edição

Seção

Artigo Original