Movimento de expansão dos cursos superiores de enfermagem na região centro-oeste do Brasil: uma perspectiva histórica

Autores

  • Thais Silva Corrêa Barbosa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Suely de Souza Baptista Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v10.46742

Palavras-chave:

Enfermagem, História da Enfermagem, Escolas de Enfermagem, Brasil

Resumo

Estudo documental de abordagem histórico social, cujo objeto foi a trajetória de crescimento dos cursos superiores de enfermagem na região Centro-Oeste do Brasil. Os objetivos foram: levantar o número de cursos superiores de enfermagem criados na região Centro-Oeste, na série histórica 1933-2006; comparar o número de cursos vinculados a instituições públicas aos vinculados a instituições privadas na região em estudo; e comentar os nexos entre o contexto histórico e a configuração desses cursos no que se refere à vinculação institucional, ao longo dos anos. Até o final do ano de 1999, haviam sido criados na região Centro-Oeste 14 cursos de enfermagem, dos quais 57% eram privados e 43% públicos. Em decorrência das políticas de educação adotadas no país, principalmente na década de 90, observa-se a criação de mais 30 cursos na região entre os anos 2000 e 2006, perfazendo um total de 44 cursos superiores de enfermagem, dos quais 79,5% são privados e 20,5% públicos, sendo Goiás, o estado com maior concentração destes cursos. A rede privada expandiu-se na região e concentra, atualmente, a grande maioria dos cursos de enfermagem, o que nos faz entender que a mesma determina, quase que por completo, o perfil do futuro profissional de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thais Silva Corrêa Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). Membro do Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira (NUPHEBRAS). Rio de Janeiro/RJ. E-mail: thaisbrj@yahoo.com.br.

Suely de Souza Baptista, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em História da Enfermagem. Professora Visitante da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERj). Pesquisadora do CNPq. Membro Fundador do NUPHEBRAS. Rio de Janeiro/RJ. E-mail: suelybaptista@openlink.com.br.

Downloads

Publicado

15-05-2017

Como Citar

1.
Barbosa TSC, Baptista S de S. Movimento de expansão dos cursos superiores de enfermagem na região centro-oeste do Brasil: uma perspectiva histórica. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 15º de maio de 2017 [citado 17º de outubro de 2021];10(4). Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/46742

Edição

Seção

Artigo Original