Atividades da enfermeira no atendimento às gestantes em uma unidade de saúde da família de Salvador/Bahia

Autores

  • Maria da Conceição Costa Rivemales Universidade Estadual da Bahia

Palavras-chave:

Enfermagem, Programa de Saúde da Família, Pré-natal.

Resumo

O Programa de Saúde da Família (PSF), como instrumento atual de prestação de serviços, traz para a enfermagem uma multiplicidade de desafios, tais como, a modificação da prática de saúde no âmbito da atenção primária direcionando suas ações para a família, unidade complexa de relações sociais, fazer parte de uma equipe multidisciplinar sem uma estrutura de serviços formalizados e o de agregar às suas práticas condutas associadas a esse novo programa. O objeto desta pesquisa é, portanto, as atividades da enfermeira no atendimento às gestantes em uma Unidade de Saúde da Família, sob o ponto de vista das próprias usuárias do serviço, tendo como objetivo geral: descrever as atividades da enfermeira no atendimento às gestantes em uma Unidade de Saúde da Família de Salvador/Bahia. Para responder as questões o estudo perseguiu os seguintes objetivos específicos: (1) descrever características sócio-demográficas das gestantes atendidas em uma USF do município de Salvador/Bahia; (2) identificar as atividades desenvolvidas pela enfermeira no atendimento às gestantes (3) descrever as atividades realizadas pela enfermeira no pré-natal sob o ponto de vista das próprias mulheres. A Unidade de Saúde da Família de Beira Mangue é o local onde o estudo foi desenvolvido. Os sujeitos da pesquisa são as mulheres grávidas, inscritas no PSF, que foram assistidas pelo menos duas vezes pela enfermeira no atendimento pré-natal. O estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório. Na coleta de dados foram realizadas entrevistas gravadas com as gestantes atendidas no pré-natal. Os resultados revelam que as mulheres identificam as atividades das enfermeiras como: consulta mensal, reunião com gestantes e visitas domiciliares; a consulta de enfermagem foi relatada como uma atividade capaz de facilitar uma maior identificação profissional-cliente; as consultas do pré-natal e as reuniões com grupos de gestantes quase nunca contam com a participação do parceiro sexual ou outros membros da família; a assistência domiciliar é prioritariamente exercida pelos ACS, onde a intervenção das enfermeiras ocorre,  ocasionalmente, quando o ACS detecta algum problema que necessite avaliação. As principais diferenças apontadas pelas mulheres entrevistadas no atendimento pré-natal foram: a melhoria no acesso e obtenção da consulta, a garantia da realização dos exames complementares, o acesso a medicamentos, a participação da enfermeira na consulta de gestantes. As propostas para a melhoria do atendimento, sugeridas pelas gestantes, foram a realização dos exames de rotina do pré-natal na USF e otimização do tempo gasto para efetuar todos os procedimentos diagnósticos do pré-natal.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Costa Rivemales, Universidade Estadual da Bahia

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Docente da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Email: maria@rivemales.com.

Downloads

Publicado

04/05/2017

Como Citar

1.
Rivemales M da CC. Atividades da enfermeira no atendimento às gestantes em uma unidade de saúde da família de Salvador/Bahia. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 4º de maio de 2017 [citado 18º de abril de 2024];10(3). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/46719

Edição

Seção

Resumo