Efeito do uso de álcool em pessoas vivendo com HIV/aids: revisão integrativa

  • Vanessa da Frota Santos Universidade Federal do Ceará
  • Gilmara Holanda da Cunha Universidade Federal do Ceará
  • Marli Teresinha Gimeniz Galvão Universidade Federal do Ceará
  • Ivana Cristina Vieira de Lima Universidade Estadual do Ceará
  • Elucir Gir Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Ana Karoline Bastos Costa Universidade Federal do Ceará

Resumo

Estudo objetivou analisar as produções científicas sobre o efeito do uso de álcool em pessoas com HIV/aids. Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados LILACS, SciELO, MEDLINE, CINAHL, SCOPUS, COCHRANE, Web of Scienceem outubro de 2017. Utilizaram-se os descritores Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, HIV e Álcool, em português, inglês e espanhol, com o operador booleano AND. Foram encontrados 2.355 artigos e selecionados 46. Os dados obtidos foram organizados em quatro categorias temáticas: Efeitos do álcool na adesão à terapia antirretroviral; Efeitos neurológicos e metabólicos do álcool; Aumento do risco de transmissão do HIV e Aumento da progressão da doença. Conclui-se que a comorbidade HIV/aids e o consumo de álcool têm efeito sinérgico na vida de pessoas com HIV, causando maiores danos à saúde, com destaque para as alterações neurológicas e metabólicas, baixa adesão ao tratamento, aumento da transmissão do vírus e progressão da doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa da Frota Santos, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal do Ceará. Professora da Faculdade Ateneu. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: doutorandavanessasantos@outlook.com.

Gilmara Holanda da Cunha, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: gilmaraholandaufc@yahoo.com.br.

Marli Teresinha Gimeniz Galvão, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira, Doutora em Doenças Tropicais. Professora Associada da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: marligalvao@gmail.com.

Ivana Cristina Vieira de Lima, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Substituta da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: doutorandaivana@gmail.com.

Elucir Gir, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: egir@eerp.usp.br.

Ana Karoline Bastos Costa, Universidade Federal do Ceará

Acadêmica do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: anakaroline14@hotmail.com.

Publicado
31-12-2018
Como Citar
Santos, V., Cunha, G. H., Galvão, M. T. G., Lima, I. C. V., Gir, E., & Costa, A. K. B. (2018). Efeito do uso de álcool em pessoas vivendo com HIV/aids: revisão integrativa. Revista Eletrônica De Enfermagem, 20. https://doi.org/10.5216/ree.v20.46712
Seção
Artigo de Revisão