Incidentes críticos no processo de ensino-aprendizagem em diabetes na perspectiva da equipe multiprofissional de saúde

Autores

  • Camila Rezende Pimentel Ribas Universidade de São Paulo
  • Carla Regina de Souza Teixeira Universidade de São Paulo
  • Valmir Aparecido de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Tatiane Aparecida Martins Universidade de São Paulo
  • Karina Dal Sasso Mendes Universidade de São Paulo
  • Nájela Hassan Saloum de Andrade Universidade de São Paulo
  • Manoel Antônio dos Santos Universidade de São Paulo
  • Maria Lúcia Zanetti Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v10.46626

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Educação em saúde, Equipe interdisciplinar de saúde

Resumo

Estudo descritivo transversal que teve como objetivo identificar os fatores que interferem positiva e negativamente no processo de ensino-aprendizagem de diabéticos, na perspectiva da equipe multiprofissional de saúde. Foi realizado em um Centro de pesquisa e extensão universitária do interior paulista em 2007. Participaram 11 sujeitos, membros da equipe multiprofissional do referido centro. Para coleta de dados utilizou-se a técnica de incidentes críticos, com aplicação de um formulário. Os resultados indicaram 15 incidentes críticos, sendo oito com referências positivas e 11 negativas. Os fatores mais valorizados por tais sujeitos integrantes dessa equipe de saúde na educação em diabetes foram: interação entre os pacientes no grupo, interação da equipe multiprofissional de saúde e acolhimento da equipe. Dentre os fatores menos valorizados constatou-se a interação da equipe multiprofissional de saúde, além da configuração do grupo e dificuldade do profissional em lidar com situações adversas no grupo. Os dados obtidos remetem à necessidade de investimento das instituições formadoras em saúde para capacitar profissionais com competência para trabalhar com grupos, discutindo os fatores que favorecem positiva e negativamente na educação em diabetes.


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Biografia do Autor

Camila Rezende Pimentel Ribas, Universidade de São Paulo

Psicóloga, mestranda em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP da Universidade de São Paulo - USP, bolsista Capes. Ribeirão Preto, SP. E-mail: camilar.p.ribas@usp.br

Carla Regina de Souza Teixeira, Universidade de São Paulo

Professor Doutor do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP-USP, Ribeirão Preto, SP. E-mail: carlarst@eerp.usp.br

Valmir Aparecido de Oliveira, Universidade de São Paulo

Psicólogo, mestrando em Enfermagem Fundamental pela EERP-USP. Membro da equipe de Educação em Diabetes vinculado à EERP–USP. E-mail: valoliveir@hotmail.com

Tatiane Aparecida Martins, Universidade de São Paulo

Graduanda em Licenciatura em Enfermagem pela EERP-USP. Membro da equipe de Educação em Diabetes vinculado à EERP-USP. E-mail: tatiane.martins@usp.br

Karina Dal Sasso Mendes, Universidade de São Paulo

Enfermeira, doutoranda em Enfermagem Fundamental pela EERP-USP. Membro da equipe de Educação em Diabetes vinculado à EERP-USP. E-mail: dalsasso@eerp.usp.br

Nájela Hassan Saloum de Andrade, Universidade de São Paulo

Enfermeira, doutoranda em Enfermagem Fundamental pela EERP-USP. Membro da equipe de Educação em Diabetes vinculado à EERP-USP. E-mail: najela@ibest.com.br

Manoel Antônio dos Santos, Universidade de São Paulo

Professor Doutor do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo. Membro da equipe de Educação em Diabetes vinculado à EERP-USP. E-mail: masantos@ffclrp.usp.br

Maria Lúcia Zanetti, Universidade de São Paulo

Professor Associado do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP-USP. Presidente da Comissão de Pesquisa da EERP-USP, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Enfermagem e Diabetes Mellitus cadastrado no diretório do CNPq. Coordenadora do Grupo de Educação em Diabetes vinculado à EERP–USP. E-mail: zanetti@eerp.usp.br

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Publicado

04/05/2017

Edição

Seção

Artigo Original