As relações familiares com adolescentes usuários de substâncias psicoativas: percepção dos pais

  • Sonia Regina Zerbetto Universidade Federal de São Carlos
  • Bianca Oliveira Ruiz
  • Sueli Aparecida Frari Galera Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Ana Carolina Guidorizzi Zanetti Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Palavras-chave: Relações Familiares, Família, Adolescente, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, Enfermagem Psiquiátrica

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em discutir a experiência das famílias que cuidam de adolescentes consumidores de substâncias psicoativas, no âmbito de seu funcionamento. Estudo qualitativo, descritivo, tendo como participantes da pesquisa os genitores de adolescentes consumidores de drogas, de um Centro de Atenção Psicossocial-Álcool e Drogas do interior paulista. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo, categorial temática. Os resultados apontam que estes genitores apresentam dificuldade de estabelecer diálogo assertivo com seus filhos e filhas, em desenvolver seu papel hierárquico e de estabelecer limites ao adolescente. Tais situações geram sentimentos ambivalentes e emoções negativas que os mobilizam a buscar apoio no âmbito familiar, informacional, religioso e instrumental. Conclui-se que o cuidado deve envolver o adolescente que consome drogas e sua família, considerando os aspectos interacionais, organizacionais e comunicacional do coletivo familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Regina Zerbetto, Universidade Federal de São Carlos
Enfermeira, Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: szerbetto@ufscar.br.
Bianca Oliveira Ruiz
Enfermeira, Mestre em Enfermagem. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: biancaruiz.enf@gmail.com.
Sueli Aparecida Frari Galera, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: sugalera@eerp.usp.br.
Ana Carolina Guidorizzi Zanetti, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Enfermeira, Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professa Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: carolzan@eerp.usp.br.
Publicado
27-08-2018
Como Citar
Zerbetto, S., Ruiz, B., Galera, S., & Zanetti, A. C. (2018). As relações familiares com adolescentes usuários de substâncias psicoativas: percepção dos pais. Revista Eletrônica De Enfermagem, 20. https://doi.org/10.5216/ree.v20.46353
Seção
Artigo Original