Interferência de fatores ambientais no sono e repouso dos recém-nascidos de alto risco

  • Giovana Brunelli Pereira
  • Samanta Eline Felipe Perciliano
  • Cibele Correia Semeão Binotto Universidade de Araraquara
  • Silvia Helena Tognoli Universidade de Araraquara
  • Aline Helena Appoloni Eduardo Universidade Federal de São Carlos
  • Adriana Aparecida Mendes Universidade de Araraquara
Palavras-chave: Recém-Nascido, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Saúde Ambiental, Cuidados de Enfermagem

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi conhecer as experiências vivenciadas pelos profissionais de enfermagem sobre os fatores ambientais que interferem no sono e repouso do recém-nascido de alto risco em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, foi realizada em um hospital privado no interior de São Paulo. Os dados foram coletados a partir de três questões norteadoras por meio de uma única entrevista gravada com 18 profissionais de enfermagem (13 técnicos de enfermagem e cinco enfermeiros). As respostas foram agrupadas e extraídas as respectivas expressões-chave e ideias centrais de acordo com a proposta do método do Discurso do Sujeito Coletivo e a partir dessas informações foram construídos os DSC que revelaram a preocupação dos participantes sobre a necessidade de minimizar as possíveis exposições desnecessárias a iluminação, ruído e manipulações excessivas como forma de contribuir para a recuperação do recém-nascido de alto risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Brunelli Pereira
Enfermeira. Araraquara, SP, Brasil. E-mail: gigi_brunelli@outlook.com.
Samanta Eline Felipe Perciliano
Enfermeira. Araraquara, SP, Brasil. E-mail: samantaperciliano@gmail.com.
Cibele Correia Semeão Binotto, Universidade de Araraquara

Enfermeira, Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Professora Assistente da Universidade de Araraquara. Araraquara, SP, Brasil. E-mail: cibelec_s@yahoo.com.br.

Silvia Helena Tognoli, Universidade de Araraquara

Enfermeira, Mestre em Enfermagem Fundamental. Professora Assistente da Universidade de Araraquara. Araraquara, SP, Brasil. E-mail: sitognoli@yahoo.com.br.

Aline Helena Appoloni Eduardo, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: aline-12@hotmail.com.

Adriana Aparecida Mendes, Universidade de Araraquara

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Assistente da Universidade de Araraquara. Araraquara, SP, Brasil. E-mail: adrianaapmendes@yahoo.com.br.

Publicado
21-09-2018
Como Citar
Pereira, G., Perciliano, S. E., Binotto, C., Tognoli, S., Eduardo, A. H., & Mendes, A. (2018). Interferência de fatores ambientais no sono e repouso dos recém-nascidos de alto risco. Revista Eletrônica De Enfermagem, 20. https://doi.org/10.5216/ree.v20.46121
Seção
Artigo Original