Prevalência e fatores associados ao uso de álcool e tabaco em universitários do curso de enfermagem

Autores

  • Luciana Zaranza Monteiro Centro Universitário do Distrito Federal https://orcid.org/0000-0001-7484-1185
  • Andrea Ramirez Varela Universidade Federal de Pelotas
  • Leonardo Rodrigues Alves Centro Universitário do Distrito Federal
  • Maria Raimunda Silva Santos Centro Universitário do Distrito Federal
  • Guilherme Ramos Lopes Centro Universitário do Distrito Federal
  • Marco Antônio Caetano Júnior Universidade Católica de Brasília
  • Suderlan Sabino Leandro Centro Universitário do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v20.45296

Resumo

Objetivou-se estimar a prevalência e fatores associados ao consumo de álcool e tabaco entre estudantes do curso de Enfermagem. Estudo transversal com 974 acadêmicos, utilizando questionário sobre dados socioeconômicos, uso de álcool, tabaco e percepção de saúde, realizando análises descritivas e regressão logística. Dos participantes, 78,8% eram mulheres e 62,6% tinham idade entre 20 a 29 anos. Sobre o consumo de álcool, 65,1% fazem uso; a prevalência de estudantes classificados em risco para o alcoolismo foi de 3,0%. Em relação hábito de fumar antes de ingressar na universidade, 81,8% das mulheres e 68,8% dos homens adquiriram esse hábito (p<0,05). Os estudantes que moravam com os pais ou parentes apresentaram maior prevalência de tabagismo (22,8%) e de álcool (66,3%) e, quanto mais baixa a autopercepção de saúde, maior o consumo. Os resultados destacam prioridades nas ações preventivas a população adolescente, pois muitos adquiriram os hábitos antes de ingressar no ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Zaranza Monteiro, Centro Universitário do Distrito Federal

Educadora Física e Fisioterapeuta, Doutora em Ciências Médicas. Professora Assistente do Centro Universitário do Distrito Federal. Brasília, DF, Brasil. E-mail: lucianazaranza@hotmail.com.

Andrea Ramirez Varela, Universidade Federal de Pelotas

Médica, Mestre em Saúde Pública. Discente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, nível Doutorado, da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil. E-mail: aravamd@gmail.com.

Leonardo Rodrigues Alves, Centro Universitário do Distrito Federal

Discente do curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário do Distrito Federal. Brasília, DF, Brasil. E-mail: leonardoalves707@hotmail.com.

Maria Raimunda Silva Santos, Centro Universitário do Distrito Federal

Discente do curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário do Distrito Federal. Brasília, DF, Brasil. E-mail: rayhijadedios@gmail.com.

Guilherme Ramos Lopes, Centro Universitário do Distrito Federal

Educador Físico, Mestre em Educação Física. Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, nível Doutorado, da Universidade de Brasília. Professor Substituto da Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil. E-mail: guilhermelopes@hotmail.com.

Marco Antônio Caetano Júnior, Universidade Católica de Brasília

Educador Físico, Mestre em Educação Física. Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação Física, nível Doutorado, da Universidade Católica de Brasília. Brasília, DF, Brasil. E-mail: E-mail: marcohand85@gmail.com.

Suderlan Sabino Leandro, Centro Universitário do Distrito Federal

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem. Coordenador do curso de Graduação de Enfermagem do Centro Universitário do Distrito Federal. Brasília, DF, Brasil. E-mail: suderlan.leandro@gmail.com.

Publicado

31/12/2018

Como Citar

1.
Monteiro LZ, Varela AR, Alves LR, Santos MRS, Lopes GR, Caetano Júnior MA, Leandro SS. Prevalência e fatores associados ao uso de álcool e tabaco em universitários do curso de enfermagem. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2018 [citado 19º de abril de 2024];20:v20a44. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/45296

Edição

Seção

Artigo Original