Fatores de risco para retinopatia da prematuridade: revisão integrativa

  • Francisco Alysson Costa Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jéssica Naiara de Medeiros Araújo
  • Raffaela Patricia da Silva Soares Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marina Marisa Palhano dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marcos Antonio Ferreira Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Allyne Fortes Vitor Rio Grande do Norte Federal University
Palavras-chave: Fatores de Risco, Retinopatia da Prematuridade, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Resumo

Sumarizar os fatores de risco para a retinopatia da prematuridade em recém-nascidos internados em unidade de terapia intensiva neonatal a partir de estudos primários publicados em bases de dados. Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas seguintes bases: SCOPUS, PubMed, Science Direct, Web of Science e CINAHL. A amostra final foi constituída por 26 artigos. Elencou-se categorias temáticas com os fatores de risco da retinopatia da prematuridade, a saber: fatores relacionados à terapêutica clínica, ao uso de medicamentos, comorbidades relacionadas à retinopatia da prematuridade, características neonatais, características clínicas associadas à retinopatia da prematuridadee fatores maternos. Conhecer os fatores de risco implica na detecção precoce da retinopatia mediante adoção de medidas preventivas como monitoramento da oxigenoterapia, ventilação mecânica e transfusões sanguíneas, além da avaliação das características neonatais, de maneira a permitir uma triagem oftalmológica que impeça o desenvolvimento da doença,suas sequelas e/ou viabilize tratamento na fase inicial da doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Alysson Costa Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil. E-mail: jessicanaiara_rn@hotmail.com.
Jéssica Naiara de Medeiros Araújo
Enfermeiro. Natal, RN, Brasil. E-mail: alysson_med@yahoo.com.br.
Raffaela Patricia da Silva Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Discente do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil. E-mail: raffaelapatricia@hotmail.com.
Marina Marisa Palhano dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Enfermeiro, Doutor em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, Brasil. E-mail: marcos_nurse@hotmail.com.
Marcos Antonio Ferreira Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Enfermeiro, Doutor em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, Brasil. E-mail: marcos_nurse@hotmail.com.
Allyne Fortes Vitor, Rio Grande do Norte Federal University
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil. E-mail: allynefortes@yahoo.com.br.
Publicado
17-04-2018
Como Citar
Souza, F. A., Araújo, J. N. de, Soares, R. P. da, Santos, M. M., Ferreira Júnior, M. A., & Vitor, A. (2018). Fatores de risco para retinopatia da prematuridade: revisão integrativa. Revista Eletrônica De Enfermagem, 20. https://doi.org/10.5216/ree.v20.43943
Seção
Artigo de Revisão