Prevalência e fatores associados à autopercepção corporal em escolares do nordeste brasileiro

  • Dixis Figueroa Pedraza Universidade Estadual da Paraíba
  • Carolina Pereira da Cunha Sousa Universidade Federal de Campina Grande
  • Ricardo Alves de Olinda Universidade Estadual da Paraíba
Palavras-chave: Imagem Corporal, Peso Corporal, Saúde da Criança

Resumo

Objetivou-se avaliar a autopercepção corporal em escolares da rede pública de ensino de Campina Grande e examinar a associação com o sexo, a idade e o estado nutricional. Estudo transversal com 1081 crianças de cinco a dez anos. As crianças foram pesadas e medidas segundo procedimentos padronizados. O estado nutricional foi obtido por meio do IMC/I. Para a avaliação da percepção corporal utilizou-se a escala Children’s Body Image Scale. A prevalência de sobrepeso foi de 75,9%. Crianças com sobrepeso e obesas apresentaram maiores percentuais de insatisfação corporal. Das crianças obesas, 73,7% perceberam-se mais magras. Constatou-se que 94,7% dos escolares com sobrepeso, 98% dos obesos e 41,8% dos eutróficos gostariam de ser mais magros, enquanto 83,3% dos desnutridos desejariam ser mais gordos. A visão mais distorcida do corpo verificou-se nas crianças mais velhas e nos meninos. Aponta-se que o sexo, a idade e o estado nutricional podem influenciar a percepção corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dixis Figueroa Pedraza, Universidade Estadual da Paraíba
Bacharel em Alimentos, Doutor em Nutrição. Professor Doutor da Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, PB, Brasil. E-mail: dixisfigueroa@gmail.com.
Carolina Pereira da Cunha Sousa, Universidade Federal de Campina Grande
Enfermeira, Mestre em Saúde Pública. Professora Substituta da Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, PB, Brasil. E-mail: carolina_pcs@hotmail.com.
Ricardo Alves de Olinda, Universidade Estadual da Paraíba
Estatístico, Doutor em Estatística e Experimentação Agronômica. Professor Adjunto C da Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, PB, Brasil. E-mail: ricardo.estat@yahoo.com.br.
Publicado
17-04-2018
Como Citar
Pedraza, D., Sousa, C., & Olinda, R. (2018). Prevalência e fatores associados à autopercepção corporal em escolares do nordeste brasileiro. Revista Eletrônica De Enfermagem, 20. https://doi.org/10.5216/ree.v20.43937
Seção
Artigo Original