Representações sociais de violência e estratégias de ensino utilizadas por docentes de graduação em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v19.43557Palavras-chave:
Violência, Currículo, Docentes, Educação em EnfermagemResumo
Estudo descritivo exploratório, qualitativo, cujo objetivo foi descrever as representações sociais da abordagem do tema da violência e das estratégias de ensino utilizadas por docentes de graduação em enfermagem de duas instituições de ensino superior públicas. Para a coleta dos dados foram utilizadas pesquisa documental, observação sistemática e entrevista semiestruturada. Os dados foram submetidos à análise por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os docentes reconhecem a importância de a violência ser trabalhada na graduação descrevendo que, apesar de nem sempre aparecer no currículo formal, o assunto surge informalmente na formação acadêmica. As representações sociais de violência nos discursos docentes aparecem como manejo de pacientes agressivos e violência institucional no ambiente acadêmico. As estratégias pedagógicas descritas são ativas e emancipadoras. Para que haja formação de enfermeiros capacitados para lidar com a violência, o ensino deve ir além das questões biológicas, contemplando discussões sobre as vivências dos alunos.Downloads
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Publicado
27/11/2017
Como Citar
1.
Baragatti DY, Melo MC de, Rolim ACA, Silva EM, Scherer ZAP. Representações sociais de violência e estratégias de ensino utilizadas por docentes de graduação em enfermagem. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 27º de novembro de 2017 [citado 29º de março de 2024];19:a40. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/43557
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