Qualidade de vida, espiritualidade, religião e crenças pessoais de dependentes químicos em tratamento

Autores

  • Viviana Colbacho Bettarello Santa Casa de Misericórdia de Franca
  • Lilane Maria Alves Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Nayara Paula Fernandes Martins Molina Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Tatiana Silveira
  • Leiner Resende Rodrigues Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.41677

Palavras-chave:

Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, Qualidade de Vida, Espiritualidade

Resumo

Objetivou-se identificar os escores de qualidade de vida e espiritualidade/religião e crenças pessoais e sua relação com o número de recaídas de 180 dependentes químicos em recuperação. Estudo transversal e analítico, cujos instrumentos foram: questionário sociodemográfico, WHOQOL-Bref e WHOQOL-SRPB. Para a análise, utilizou-se estatística descritiva e regressão linear (p<0,05), pelo software SPSS, versão 20.0. Predominaram adultos com média de 36 anos, solteiros, com nove a 12 anos de estudo, renda familiar de dois a três salários mínimos, católicos e com cinco ou mais recaídas. Na qualidade de vida o domínio Físico obteve o maior escore e o Meio Ambiente, o menor. Quanto à espiritualidade, a faceta Fé alcançou o maior escore e Paz Interior, o menor.  Houve associação entre número de recaídas e o domínio Relações sociais e a faceta Admiração. São necessárias estratégias de enfrentamento da dependência química e recaídas, alicerçado na qualidade de vida e na espiritualidade/religião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviana Colbacho Bettarello, Santa Casa de Misericórdia de Franca

Enfermeira. Enfermeira Assistencial da Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca. Franca, SP, Brasil. E-mail: vivianabettarello@hotmail.com.

Lilane Maria Alves Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Fisioterapeuta, Mestre em Atenção à Saúde. Técnica em Radiologia Médica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: lilanealves@yahoo.com.br.

Nayara Paula Fernandes Martins Molina, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, Mestre em Atenção à Saúde. Discente do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde, nível Doutorado, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: nayara.pfmartins@gmail.com.

Tatiana Silveira

Fisioterapeuta, Mestre em Atenção à Saúde. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: thatysi@hotmail.com.

Leiner Resende Rodrigues, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, Doutora em Psiquiatria. Professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: leinerrr@bol.com.br.

Publicado

20-12-2016

Como Citar

1.
Bettarello VC, Silva LMA, Molina NPFM, Silveira T, Rodrigues LR. Qualidade de vida, espiritualidade, religião e crenças pessoais de dependentes químicos em tratamento. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 20º de dezembro de 2016 [citado 24º de janeiro de 2022];18. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/41677

Edição

Seção

Artigo Original