A maternidade de mães lésbicas na perspectiva da enfermagem: revisão integrativa

Autores

  • Firley Poliana da Silva Lucio Universidade Federal de Pernambuco
  • Ednaldo Cavalcante de Araújo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.40304

Palavras-chave:

Poder Familiar, Homossexualidade Feminina, Enfermagem

Resumo

Objetivou-se analisar a produção científica nacional e internacional da enfermagem sobre a maternidade lésbica. Trata-se de uma revisão integrativa nas bases de dados Scopus, Cinahl, Lilacs e BDENF. Os critérios de inclusão para seleção da amostra foram: artigos publicados de 2010-2015, em Inglês, Português e Espanhol, e critérios de exclusão: teses, dissertações, monografias, editoriais, estudo de caso e artigos de revisão. O resultado constituiu-se de cinco artigos que descreviam as experiências em três países acerca da homoparentalidade. A análise revelou incipiência da temática no âmbito científico da enfermagem, e evidenciou precariedade na qualidade da assistência dos profissionais da saúde, em especial enfermeiros, com abordagem preconceituosa e discriminatória. Portanto, é imprescindível a garantia da excelência na qualidade dos serviços de saúde às lésbicas nos diversos cenários do cuidar, de modo a ganhar maior visibilidade, a fim de que suas necessidades sejam compreendidas e convertidas em ações efetivas que contemplem suas demandas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Firley Poliana da Silva Lucio, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Professora Substituta da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil. E-mail: polianalucio2014@gmail.com.

Ednaldo Cavalcante de Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto II da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil. E-mail: ednenjp@gmail.com.

Publicado

11/05/2017

Como Citar

1.
Lucio FP da S, Araújo EC de. A maternidade de mães lésbicas na perspectiva da enfermagem: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 11º de maio de 2017 [citado 29º de março de 2024];19:a08. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/40304

Edição

Seção

Artigo de Revisão