O impacto da aposentadoria nas pessoas com doença de Parkinson em idade ativa

Autores

  • Angela Maria Alvarez Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rafaela Vivian Valcarenghi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Simony Fabíola Lopes Nunes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Josiane Steil Siewert Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)
  • Rafaela Baptista Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.39607

Palavras-chave:

Doença de Parkinson, Aposentadoria, Doença Crônica, Enfermagem Geriátrica

Resumo

Estudo com objetivo de compreender o impacto da aposentadoria nas pessoas com doença de Parkinson em idade ativa. Trata-se de pesquisa qualitativa, que utilizou como Referencial Metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados. Foram entrevistados 30 indivíduos com doença de Parkinson, dos quais seis se aposentaram em idade ativa. Os dados foram coletados de setembro de 2013 a abril de 2014 e analisados por meio das técnicas de codificação aberta, axial e seletiva. Da análise emergiram quatro categorias: aposentadoria e a identidade na doença de Parkinson; a incompatibilidade entre o desejo e a capacidade para o trabalho; desligando-se e encarando a realidade; o inesperado da aposentadoria. Os resultados indicaram que a pessoa enfrenta dificuldades no processo de aposentadoria por invalidez, sendo identificadas necessidades de acompanhamento emocional e preparação para esse momento de transição de forma a estimular um viver produtivo, mesmo com a doença de Parkinson.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Maria Alvarez, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: angela.alvarez@ufsc.br.

Rafaela Vivian Valcarenghi, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Substituta do Instituto Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: rafaelavalcarenghi@yahoo.com.br.

Simony Fabíola Lopes Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Professor Assistente da Universidade Federal do Maranhão. Imperatriz, MA, Brasil. E-mail: sflnunes@hotmail.com.

Josiane Steil Siewert, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Professor Substituto do Instituto Federal de Santa Catarina. Joinville, SC, Brasil. E-mail: josianes@ifsc.edu.br.

Rafaela Baptista, Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Enfermeira do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: rafaela_tenbap@yahoo.com.br.

Publicado

12/06/2017

Como Citar

1.
Alvarez AM, Valcarenghi RV, Nunes SFL, Siewert JS, Baptista R. O impacto da aposentadoria nas pessoas com doença de Parkinson em idade ativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 12º de junho de 2017 [citado 29º de março de 2024];19:a16. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/39607

Edição

Seção

Artigo Original