Consumo de álcool no padrão binge e suas consequências em usuários de drogas em tratamento

Autores

  • Maria Fernanda Rosa de Almeida Raimundo
  • Natália Priolli Jora Pegoraro Centro de Atenção Psicossocial de Ribeirão Preto
  • Josélia Benedita Carneiro Domingos Unidade Básica de Saúde de Jaboticabal
  • Angélica Martins de Souza Gonçalves Universidade Federal de São Carlos
  • Jessica Adrielle Teixeira Santos Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Sandra Cristina Pillon Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.36833

Palavras-chave:

Transtornos Relacionados ao Uso de Álcool, Bebedeira, Cuidados de Enfermagem, Cocaína, Cocaína Crack

Resumo

O objetivo foi avaliar o uso de álcool no padrão binge e suas consequências em usuários de drogas. Estudo descritivo, de abordagem quantitativa, desenvolvido com 140 indivíduos de um Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas. Foram aplicados: um formulário de informações sociodemográficas, a escala de gravidade de dependência de álcool e escala de severidade do uso de drogas. A amostra caracterizou-se por serem adultos do sexo masculino (76,4%), solteiros (77,1%), de cor negra/parda, com baixo nível de escolaridade (57,1%) e religião católica (55,8%). Eram usuários de crack (38,6%), de múltiplas drogas (32,1%) e de cocaína (29,3%), a maioria (80,7%) fez uso de álcool no padrão binge e apresentou níveis severos de dependência alcoólica (93,8%). Ameaça, agressividade e brigas foram evidenciadas na amostra. Os resultados indicam a necessidade de oferecer estratégias interventivas mais intensivas para controle do uso de álcool nesse segmento vulnerável da população, visando minimizar danos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Rosa de Almeida Raimundo

Enfermeira, Mestre em Enfermagem Psiquiátrica. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: maria.raimundo@usp.br.

Natália Priolli Jora Pegoraro, Centro de Atenção Psicossocial de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Enfermeira Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: natalia.jora@usp.br.

Josélia Benedita Carneiro Domingos, Unidade Básica de Saúde de Jaboticabal

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Enfermeira Coordenadora de Unidade Básica de Saúde de Jaboticabal. Jaboticabal, SP, Brasil. E-mail: joselia.rocci@hotmail.com.

Angélica Martins de Souza Gonçalves, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professora Adjunto da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, E-mail: angelicamartins@ufscar.br.

Jessica Adrielle Teixeira Santos, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica, nível Doutorado, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: jessicadrielle@yahoo.com.br.

Sandra Cristina Pillon, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica. Professor Titular EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: pillon@eerp.usp.br.

Publicado

30/06/2016

Como Citar

1.
Raimundo MFR de A, Pegoraro NPJ, Domingos JBC, Gonçalves AM de S, Santos JAT, Pillon SC. Consumo de álcool no padrão binge e suas consequências em usuários de drogas em tratamento. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2016 [citado 28º de março de 2024];18:e1158. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/36833

Edição

Seção

Artigo Original