Estratégias de prevenção ou redução do consumo de drogas para adolescentes: revisão sistemática da literatura

Autores

  • Thamyris Alexandre Salles
  • Erika de Cássia Lopes Chaves Universidade Federal de Alfenas
  • Denis da Silva Moreira Universidade Federal de Alfenas
  • Mariana Viotti Nogueira Brito Universidade Federal de Alfenas
  • Haze Maria Carolina Risolia e Mendonça
  • Keila Oliveira Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.36796

Palavras-chave:

Ensino, Educação em Saúde, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, Adolescentes, Enfermagem Psiquiátrica

Resumo

Foi realizada uma revisão sistemática com o objetivo de identificar as evidências científicas acerca das estratégias de prevenção ou redução do consumo de drogas entre adolescentes. A busca foi realizada nas bases de dados LILACS, CINAHL, MEDLINE, Scopus e Cochrane Library, com os descritores Ensino, Educação em Saúde, Transtornos relacionados ao uso de substâncias, Adolescentes e Enfermagem Psiquiátrica. Foram selecionados 27 artigos. Os resultados demonstraram uma variedade de programas, projetos e intervenções utilizados como estratégias de prevenção ou redução do consumo de drogas entre adolescentes. Dentre os estudos, 74,1 % (n=20) observaram resultado satisfatório e 25,9% (n=7) parcialmente satisfatório. Apenas o Projeto Narconon e a Intervenção Breve demonstraram efetividade, de maneira ampla, na redução do consumo de diferentes tipos de drogas entre adolescentes, uma vez que as demais foram direcionadas à algum tipo específico de drogas ou ainda se limitaram à prevenção do consumo destas sustâncias à adolescentes não usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thamyris Alexandre Salles

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: thamyrissalles19@hotmail.com.

Erika de Cássia Lopes Chaves, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Adjunto da Universidade Federal de Alfenas. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: erika.chaves@unifal-mg.edu.br.

Denis da Silva Moreira, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: denisunifal@gmail.com.

Mariana Viotti Nogueira Brito, Universidade Federal de Alfenas

Discente do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: mariviotti.mv@gmail.com.

Haze Maria Carolina Risolia e Mendonça

Enfermeira. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: haze_risolia@hotmail.com.

Keila Oliveira, Universidade Federal de Alfenas

Discente do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: keila2717@gmail.com.

Publicado

30/06/2016

Como Citar

1.
Salles TA, Chaves E de CL, Moreira D da S, Brito MVN, Mendonça HMCR e, Oliveira K. Estratégias de prevenção ou redução do consumo de drogas para adolescentes: revisão sistemática da literatura. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2016 [citado 19º de abril de 2024];18:e1172. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/36796

Edição

Seção

Artigo de Revisão