Diagnósticos de enfermagem para as etapas do crescimento e desenvolvimento de crianças utilizando a CIPE®

Autores

  • Ana Márcia Nóbrega Dantas Universidade Federal da Paraiba
  • Gabriela Lisieux Lima Gomes Universidade Federal da Paraiba
  • Kenya de Lima Silva Universidade Federal da Paraiba
  • Maria Miriam Lima da Nóbrega Universidade Federal da Paraiba

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.35524

Palavras-chave:

Diagnóstico de Enfermagem, Criança, Crescimento e Desenvolvimento

Resumo

Pesquisa exploratória descritiva, cujo objetivo foi construir enunciados de diagnósticos de enfermagem para as fases do crescimento e do desenvolvimento da criança na atenção básica, utilizando-se os termos identificados a partir do Manual do Crescimento e Desenvolvimento do Ministério da Saúde e a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®). Foram construídos 111 enunciados de diagnósticos de enfermagem, que foram classificados de acordo com as etapas do desenvolvimento e do crescimento da criança, 23, no período neonatal; 40, na primeira infância; e 48, na fase pré-escolar. Acredita-se que a construção de enunciados de diagnósticos de enfermagem para as fases do crescimento e do desenvolvimento da criança contribuem diretamente para melhorar a qualidade da assistência prestada. Pretende-se proceder à validação clínica dos enunciados de diagnósticos de enfermagem, a fim de possibilitar a integração do conhecimento científico com a prática, na assistência à criança na atenção primária à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Márcia Nóbrega Dantas, Universidade Federal da Paraiba

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: am_nobrega@hotmail.com.

Gabriela Lisieux Lima Gomes, Universidade Federal da Paraiba

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, Universidade Federal da Paraíba. Professora Substituta da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: gabylisieux@gmail.com.

Kenya de Lima Silva, Universidade Federal da Paraiba

Enfermeira; Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: kenya_enf@hotmail.com.

Maria Miriam Lima da Nóbrega, Universidade Federal da Paraiba

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: miriam@ccs.ufpb.br.

Publicado

30-06-2016

Como Citar

1.
Dantas AMN, Gomes GLL, Silva K de L, Nóbrega MML da. Diagnósticos de enfermagem para as etapas do crescimento e desenvolvimento de crianças utilizando a CIPE®. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2016 [citado 24º de janeiro de 2022];18. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/35524

Edição

Seção

Artigo Original