Desafios no cuidado às complicações agudas do diabetes mellitus em serviço de emergência adulto

Autores

  • Daiani Moraes Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Soraia Dornelles Schoeller Universidade Federal de Santa Catarina
  • Karina Almeida Hammerschmidt Universidade Federal de Santa Catarina
  • Denise Maria Guerreiro Vieira da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cecília Arruda Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.35523

Palavras-chave:

Enfermagem em Emergência, Diabetes Mellitus, Complicações do Diabetes, Serviço Hospitalar de Enfermagem

Resumo

O diabetes mellitus impõe múltiplos desafios às pessoas afetadas, suas famílias e ao sistema de saúde. Teve como objetivo analisar fortalezas e fragilidades no atendimento de enfermagem às complicações agudas do diabetes mellitus num serviço de emergência adulto. Pesquisa qualitativa do tipo descritivo-exploratória, realizada entre maio e julho de 2013, mediante entrevistas semiestruturadas com 18 profissionais de enfermagem de um hospital do sul do Brasil. Para organização e análise dos dados, elencaram-se categorias temáticas: estruturação dos serviços de saúde e equipes de trabalho, cada uma com suas fortalezas e fragilidades. Destaca-se que o desafio de qualificar os atendimentos às pessoas com diabetes vai além da estruturação da rede de atenção à saúde e estabelecimento de rotinas assistenciais adequadas a cada instituição, estão aliadas ao conhecimento técnico da equipe profissional, desenvolvimento de habilidades de comunicação, sensibilização sobre a importância do autocuidado e adesão ao tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiani Moraes Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Discente do Programa de Mestrado Profissional Associado à Residência Médica em Cuidados Intensivos e Paliativos da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: oliveiradai2@hotmail.com.

Soraia Dornelles Schoeller, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Filosofia da Saúde e Enfermagem. Professora Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: soraia.dornelles@ufsc.br.

Karina Almeida Hammerschmidt, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: karina.h@ufsc.br.

Denise Maria Guerreiro Vieira da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: denise.guerreiro@ufsc.br.

Cecília Arruda, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Enfermeira do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: cecilia2030@gmail.com.

Publicado

30-06-2016

Como Citar

1.
Oliveira DM, Schoeller SD, Hammerschmidt KA, Silva DMGV da, Arruda C. Desafios no cuidado às complicações agudas do diabetes mellitus em serviço de emergência adulto. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2016 [citado 24º de janeiro de 2022];18. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/35523

Edição

Seção

Artigo Original