A experiência em família de uma pessoa com diabetes mellitus e em tratamento por hemodiálise

Autores

  • Magda de Mattos
  • Sônia Ayako Tao Maruyama Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v11i4.33253

Palavras-chave:

Relações familiares, Cuidados de enfermagem, Insuficiência renal crônica

Resumo

A experiência de adoecimento incorpora processos biológicos, mas também processos subjetivos, que devem ser abordados nas práticas de atenção em saúde. No entanto, revelar os processos subjetivos da experiência tem sido um desafio aos profissionais de saúde. A antropologia interpretativa tem subsídiado a compreensão deste processo na medida que integra aspectos socioculturais ao adoecimento. Estudo de natureza qualitativa, tipo Estudo de Caso teve por objetivo compreender a experiência em família de uma pessoa com diabetes mellitus, insuficiência renal crônica em tratamento por hemodiálise. O estudo foi realizado com um usuário em hemodiálise, em uma clínica no Estado de Mato Grosso e com sua esposa, no período de fevereiro a julho de 2008, por meio da entrevista. A análise dos dados nos permitiu apreender que vivenciar o adoecimento é uma experiência no qual os significados são reconstruídos e vividos com base nas experiências anteriores e nas perspectivas de vida, tendo a família como referência. Aspectos importantes do adoecimento marcaram a experiência de Moisés e sua esposa como o significado atribuído a família nuclear, a fragmentação da estrutura social, as limitações e restrições, o reflexo da doença na vida em família, os comportamentos, a construção da subjetividade masculina e o transplante renal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magda de Mattos

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Cuiabá, MT. E-mail: magda_roo@hotmail.com.

Sônia Ayako Tao Maruyama, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora da Faculdade de Enfermagem da UFMT. Cuiabá, MT. E-mail: soniayako@uol.com.br.

Downloads

Publicado

31/12/2009

Como Citar

1.
Mattos M de, Maruyama SAT. A experiência em família de uma pessoa com diabetes mellitus e em tratamento por hemodiálise. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2009 [citado 28º de março de 2024];11(4):971-81. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/33253

Edição

Seção

Artigo Original