Como você se sente? Emoções de estudantes após praticarem bullying
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v17i4.32735Palavras-chave:
Bullying, Emoções Manifestas, Saúde Escolar, Enfermagem PediátricaResumo
Objetivou-se identificar e analisar as emoções geradas em estudantes envolvidos em situações de bullying como agressores. Trata-se de estudo transversal descritivo realizado com 232 estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental que responderam a um questionário autoaplicável. Os dados foram analisados no Statistical Analysis Software, mediante estatística descritiva e Teste Exato de Fisher. Do total de estudantes, 17,4% foram identificados como agressores. Prevaleceu não sentir nenhuma emoção após a prática de agressões contra colegas para meninos (36,7%) e meninas (25,0%). Os meninos demonstraram sentirem ainda raiva (26,7%) e tristeza (23,3%) em menor proporção, ao passo que as meninas também demonstraram sentir culpa (25,0%), tristeza (16,7%) e vergonha (8,3%). O estudo indica que os agressores investigados apresentam emoções que não concorrem para compreensão dos efeitos negativos da violência que praticam, bem como não colaboram para a interrupção das agressões.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
31/12/2015
Como Citar
1.
Silva JL da, Oliveira WA de, Sampaio JMC, Farias MS, Alencastro LC da S, Silva MAI. Como você se sente? Emoções de estudantes após praticarem bullying. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2015 [citado 23º de abril de 2024];17(4):32735. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/32735
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.