Os cuidados de enfermagem e a satisfação dos consumidores no puerpério

Autores

  • Teresa Isaltina Gomes Correia Instituto Politécnico de Bragança
  • Maria de Lurdes loureiro Pereira Unidade Hospitalar de Bragança

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i1.28695

Palavras-chave:

Autonomia Pessoal, Cuidados de Enfermagem, Hospitalização, Período Pós-parto, Satisfação dos Consumidores

Resumo

O presente estudo, de natureza transversal e analítica, teve como objetivo investigar a satisfação das puérperas, em internação, com os cuidados especializados prestados pelos enfermeiros num serviço de obstetrícia de uma unidade de saúde de Portugal. A amostra incidiu sobre 120 puérperas selecionadas de acordo com os critérios de inclusão: internação, ter como motivo o parto e esse período não ser inferior a três dias. A coleta de dados decorreu de fevereiro a abril de 2013. Os dados revelaram que as mulheres se encontravam muito satisfeitas quanto aos cuidados recebidos em geral (50%) e satisfeitas quanto aos cuidados acerca da técnica do banho (99%), da amamentação (94%) e do autocuidado (89%). A evidência dos resultados permite fundamentar a necessidade de maior eficácia dos profissionais nos cuidados prestados, para que as puérperas se tornem mais autônomas e satisfeitas nos seus cuidados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Isaltina Gomes Correia, Instituto Politécnico de Bragança

Enfermeira, Doutora em Biologia Humana. Professora Coordenadora do Departamento de Ciências da Vida e Saúde Pública do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança. Bragança, Portugal. E-mail: teresaicorreia@ipb.pt.

Maria de Lurdes loureiro Pereira, Unidade Hospitalar de Bragança

Enfermeira, Mestre em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia. Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, Serviço de Obstetrícia/Unidade Local de Saúde do Nordeste, E.P.E, Unidade Hospitalar de Bragança. Bragança, Portugal. E-mail: lurdeslou@gmail.com.

Publicado

31/03/2015

Como Citar

1.
Correia TIG, Pereira M de L loureiro. Os cuidados de enfermagem e a satisfação dos consumidores no puerpério. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2015 [citado 29º de março de 2024];17(1):21-9. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/28695

Edição

Seção

Artigo Original