Gerenciamento de recursos materiais com enfoque na queixa técnica

Autores

  • Roseli Broggi Gil Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina
  • Lucieli Dias Pedreschi Chaves Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Ana Maria Laus Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i1.27544

Palavras-chave:

Administração de Materiais no Hospital, Análise Prévia de Produtos, Economia e Organizações de Saúde, Enfermagem, Vigilância Sanitária

Resumo

Estudo descritivo cujo objetivo foi caracterizar o processo de notificação da queixa técnica de material de consumo em hospital de ensino público e integrante da Rede Hospital Sentinela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Os dados obtidos dos Impressos de Notificações resultaram em 260 notificações analisadas, relativas ao período 2007 a 2009. Os resultados apontaram predominância de não conformidades no grupo de material médico-hospitalar (80,4%) e as queixas principais se referiram à estrutura dos produtos utilizados (79%). Do montante das notificações, 7,7% foram encaminhados ao Sistema Nacional de Notificações em Vigilância Sanitária. Os enfermeiros foram os profissionais que majoritariamente (81,2%) realizaram as notificações. Os achados desta investigação revelaram a relevância da implantação e uso de sistemas de registros sistemáticos de avaliações de materiais, enquanto subsídio para uma gestão eficiente no que concerne à maximização de recursos econômicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseli Broggi Gil, Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, Mestre em Enfermagem Fundamental. Enfermeira do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil. E-mail: roseligil@gmail.com.

Lucieli Dias Pedreschi Chaves, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: dpchaves@eerp.usp.br.

Ana Maria Laus, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Associada da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: analaus@eerp.usp.br.

Publicado

31/03/2015

Como Citar

1.
Gil RB, Chaves LDP, Laus AM. Gerenciamento de recursos materiais com enfoque na queixa técnica. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2015 [citado 26º de abril de 2024];17(1):100-7. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/27544

Edição

Seção

Artigo Original