Orientações de enfermagem junto à criança em tratamento quimioterápico antineoplásico

Autores

  • Elaine Freire Cruz
  • Liliane Faria da Silva Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa
  • Fernanda Garcia Bezerra Goes Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira
  • Rosane Cordeiro Burla Aguiar Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa
  • Juliana Rezende Montenegro Medeiros de Moraes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i2.27009

Palavras-chave:

Enfermagem Pediátrica, Quimioterapia, Neoplasias, Comunicação em Saúde

Resumo

Pesquisa qualitativa descritiva, desenvolvida em um hospital público pediátrico, a partir de entrevista semiestruturada realizada com nove profissionais de enfermagem. Os objetivos foram identificar as orientações feitas pela enfermagem junto às crianças em idade escolar sobre a quimioterapia antineoplásica e discutir as dificuldades e facilidades na realização dessas orientações. Os resultados apontaram que as crianças recebem poucas informações sobre os efeitos colaterais do tratamento, pois as demais orientações são direcionadas aos seus pais. A relação da criança com seus pares e familiares é facilitadora da orientação e tal relação é mediadora da melhor aceitação do tratamento por parte da criança. Os profissionais apontaram como dificuldade o fato de a criança não entender a linguagem utilizada por eles durante a orientação. Conclui-se que os profissionais reconhecem que as crianças são capazes de compreender as orientações, porém encontram dificuldades em se comunicar em linguagem acessível de acordo com o desenvolvimento infantil.

doi: doi: 10.5216/ree.v16i2.27009.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Freire Cruz

Enfermeira. Niterói, RJ, Brasil. E-mail: elaiinef.cruz@gmail.com.

Liliane Faria da Silva, Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Niterói, RJ, Brasil. E-mail: lili.05@hotmail.com.

Fernanda Garcia Bezerra Goes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Enfermeira do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: ferbezerra@gmail.com.

Rosane Cordeiro Burla Aguiar, Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa

Enfermeira, Doutora em Educação em Ciências e Saúde. Professora Adjunto da EEAAC/UFF. Niterói, RJ, Brasil. E-mail: rcburla@yahoo.com.br.

Juliana Rezende Montenegro Medeiros de Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: jumoraes@ig.com.br.

Downloads

Publicado

30/06/2014

Como Citar

1.
Cruz EF, Silva LF da, Goes FGB, Aguiar RCB, Moraes JRMM de. Orientações de enfermagem junto à criança em tratamento quimioterápico antineoplásico. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2014 [citado 18º de abril de 2024];16(2):378-85. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/27009

Edição

Seção

Artigo Original