Decisões judiciais referentes ao agravo câncer: análise dos argumentos do direito à saúde

Autores

  • Robson Nogueira Costa Santos
  • Roseney Bellato Universidade Federal do Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem
  • Laura Filomena Santos de Araújo Universidade Federal do Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem
  • Karla Beatriz Barros de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i2.24577

Palavras-chave:

Direito à Saúde, Enfermagem, Decisões Judiciais, Neoplasias

Resumo

As implicações do adoecimento por câncer exigem da pessoa adoecida e de sua família a busca por cuidados profissionais, que nem sempre são oferecidos de maneira resolutiva às suas necessidades, o que os leva a recorrer à instância jurídica para a efetivação do direito à saúde. Objetivou-se, nesse sentido, analisar contenda do direito à saúde entre os poderes do Estado e Magistrado em decisões judiciais envolvendo demandas em saúde de pessoas que vivenciam o agravo câncer. Estudo de abordagem qualitativa de caráter documental com análise de 34 decisões judiciais relativas ao período de maio/2008 a abril/2009, do TJMT. Das decisões analisadas, 88,2% foram por solicitação de medicamentos, 11,7% por suplementos nutricionais, 2,9% por transporte terrestre e 2,9% por neurocirurgia. No decorrer da análise, percebeu-se que os argumentos utilizados pelo Estado foram insuficientes mediante aqueles que o Magistrado apresentou ao reiterar o direito à vida, constitucionalmente garantido, sobrepondo-se aos interesses estatais.

doi: 10.5216/ree.v16i2.24577.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Nogueira Costa Santos

Enfermeiro. Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: robsonfaen3@yahoo.com.br.

Roseney Bellato, Universidade Federal do Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso (FAEN/UFMT). Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: roseneybellato@gmail.com.

Laura Filomena Santos de Araújo, Universidade Federal do Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Associada da FAEN/UFMT. Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: laurafil1@yahoo.com.br.

Karla Beatriz Barros de Almeida

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: karlinha_bba@hotmail.com.

Downloads

Publicado

30/06/2014

Como Citar

1.
Costa Santos RN, Bellato R, Araújo LFS de, Almeida KBB de. Decisões judiciais referentes ao agravo câncer: análise dos argumentos do direito à saúde. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2014 [citado 19º de abril de 2024];16(2):394-400. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/24577

Edição

Seção

Artigo Original