Validação de instrumento para avaliação de pacientes graves em ventilação mecânica, segundo o ABCDE

Autores

  • Percival Vitorino Guimarães
  • Maria do Carmo Lourenço Haddad Universidade Estadual de Londrina
  • Eleine Aparecida Penha Martins Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i1.23178

Palavras-chave:

Terapia Intensiva, Respiração Artificial, Estudos de Validação, Assistência ao Paciente, Cuidados de Enfermagem

Resumo

O objetivo do estudo foi validar o conteúdo de um instrumento destinado a direcionar a assistência de enfermagem a pacientes em ventilação mecânica. Elaborou-se um instrumento com cinco indicadores, inspirado no método mnemônico do ABCDE do trauma, utilizado no curso Advanced Trauma Life Support, nominados: letra A – Assistência Ventilatória, composto de 38 itens; B – Bomba Infusora, 11 itens; C – Cabos e conexões, 16 itens; D- Débitos, 08 itens; e letra E – Exploração Neurológica, 08 itens. Foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (CVI) para calcular o grau de concordância entre os experts para a análise geral do instrumento e para a análise do conjunto de itens. Conclui-se que este instrumento é uma ferramenta de avaliação do paciente em assistência ventilatória, principalmente quando ele se encontra em ambientes adaptados ao da terapia intensiva, porque direciona o enfermeiro para uma observação dos aspectos que podem causar danos ao paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Percival Vitorino Guimarães

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem. Londrina, PR, Brasil. E-mail: percivalguimaraes@yahoo.com.br.

Maria do Carmo Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, PR, Brasil. E-mail: carmohaddad@gmail.com.

Eleine Aparecida Penha Martins, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professor Associado da UEL. Londrina, PR, Brasil. E-mail: eleinemartins@gmail.com.

Publicado

31/03/2015

Como Citar

1.
Guimarães PV, Haddad M do CL, Martins EAP. Validação de instrumento para avaliação de pacientes graves em ventilação mecânica, segundo o ABCDE. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2015 [citado 28º de março de 2024];17(1):43-50. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/23178

Edição

Seção

Artigo Original