Manifestação de violência no ambiente universitário: o olhar de acadêmicos de enfermagem

Autores

  • Zeyne Alves Pires Scherer Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Edson Arthur Scherer Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Hospital das Clínicas
  • Paloma Tamaris Rossi
  • Kelly Graziani Giacchero Vedana Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Luciana Aparecida Cavalin Instituto Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i1.22983

Palavras-chave:

Violência, Educação Superior, Educação em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Saúde Mental

Resumo

Estudo qualitativo, descritivo, exploratório que investigou a percepção de estudantes de enfermagem sobre as formas de manifestação de violência no ambiente universitário. Para a coleta de dados, utilizou-se entrevista semiestruturada. Os dados submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática, permitiram construir três categorias: “violência interpessoal nos relacionamentos estabelecidos no curso”, “participação como vítima ou perpetradora” e “razões para a ocorrência da violência”. Os achados destacam desigualdades nas relações de poder e ocorrência de diferentes tipos de violência e tendência na naturalização desses. Os resultados apontam necessidade de criação de sistema que facilite a denúncia de abusos e ofereça apoio às vítimas; investimento em programas de intervenção que conscientizem sobre o tema, melhorem as relações acadêmicas e previnam maus-tratos; inclusão do tema violência nos currículos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zeyne Alves Pires Scherer, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: scherer@eerp.usp.br.

Edson Arthur Scherer, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Hospital das Clínicas

Médico, Doutor em Patologia Experimental. Médico Psiquiatra do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: eascherer@hcrp.fmrp.usp.br.

Paloma Tamaris Rossi

Enfermeira. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: paloma.rossi@usp.br.

Kelly Graziani Giacchero Vedana, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professora Doutora da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: kellygiacchero@eerp.usp.br.

Luciana Aparecida Cavalin, Instituto Federal de São Paulo

Psicóloga, Mestre em Enfermagem Psiquiátrica. Psicóloga do Instituto Federal de São Paulo, UNED Sertãozinho. Sertãozinho, SP, Brasil. E-mail: lucavalin@bol.com.br.

Publicado

31/03/2015

Como Citar

1.
Scherer ZAP, Scherer EA, Rossi PT, Vedana KGG, Cavalin LA. Manifestação de violência no ambiente universitário: o olhar de acadêmicos de enfermagem. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2015 [citado 19º de abril de 2024];17(1):69-77. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/22983

Edição

Seção

Artigo Original