Desafios gerenciais na transição do adolescente com HIV/Aids por transmissão vertical em serviços de referência

Autores

  • Fabiana Cristine dos Santos Universidade de Santa Catarina
  • Cintia Koerich Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alacoque Lorenzini Erdmann Universidade Federal de Santa Catarina
  • Betina Hörner Schlindwein Meirelles Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i2.21666

Palavras-chave:

Gestão em Saúde, HIV, Adolescente, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Buscou-se caracterizar a estrutura e funcionamento dos serviços de referência em HIV/Aids, em um estado do sul do Brasil, quanto ao cuidado ao adolescente que vive com HIV/Aids por transmissão vertical, considerando o processo de transição entre serviços de referência infantil e adulto, e a contribuição do enfermeiro neste processo como gestor nos serviços de saúde. Estudo de abordagem qualitativa, descritivo, em que foram utilizados para coleta dos dados observação participante e entrevista individual, com 10 participantes. Os dados foram analisados tematicamente, discutidos em três categorias: Apresentando a estrutura dos serviços de referência em HIV/Aids infantil e adulto; Recebendo e acompanhando os adolescentes que vivem com HIV/Aids por transmissão vertical nos serviços de referência; O enfermeiro como gestor nos serviços de referência em HIV/Aids, assim, aponta-se a necessidade de investimentos em infraestrutura, apoio e planejamento das ações gerenciais, capacitação e formação profissional para gestão em saúde afim de que esta transição do cuidado seja de qualidade.

doi: 10.5216/ree.v16i2.21666.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Cristine dos Santos, Universidade de Santa Catarina

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), nível Mestrado, da Universidade de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: fcristine@gmail.com.

Cintia Koerich, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Discente do PPGENF/UFSC, nível Mestrado. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: cintia.koerich@ig.com.br.

Alacoque Lorenzini Erdmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem da UFSC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq 1A. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: alacoque@newsite.com.br.

Betina Hörner Schlindwein Meirelles, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UFSC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: betinahsm@ig.com.br.

Downloads

Publicado

30/06/2014

Como Citar

1.
Santos FC dos, Koerich C, Erdmann AL, Meirelles BHS. Desafios gerenciais na transição do adolescente com HIV/Aids por transmissão vertical em serviços de referência. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2014 [citado 28º de março de 2024];16(2):408-16. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/21666

Edição

Seção

Artigo Original