Necessidade de cuidado e funcionalidade entre idosas religiosas

Autores

  • Neuza Maria Sangiorgio Mozer
  • Adriano Pasqualotti Universidade de Passo Fundo
  • Marilene Rodrigues Portella Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i3.21589

Palavras-chave:

Envelhecimento, Saúde da Mulher, Institucionalização, Avaliação

Resumo

O objetivo foi avaliar a necessidade de cuidado autorreferida e a funcionalidade entre idosas religiosas. Trata-se de estudo transversal de cunho populacional. A coleta realizou-se com questionário estruturado contendo dados sociodemográficos, autorreferência para necessidade de cuidados e avaliação da funcionalidade, por meio do Index de Katz, averiguando independência nas atividades da vida diária (AVD). Os dados foram analisados por meio dos testes de Mann-Whitney e qui-quadrado, para um nível de significância de p ? 0,05 e intervalo de confiança (IC) de 95%. Apresentam resultados significativamente estatísticos para as variáveis banhar-se, vestir-se e ir ao banheiro. Conclui-se que, embora referindo necessidade de cuidado, as religiosas reservam a si, no máximo, o autocuidado. As evidências remetem à necessidade de ampliar os estudos sobre envelhecimento, congregando cenários similares, haja vista ser este processo progressivo e expressivo nas próprias congregações religiosas.

doi: 10.5216/ree.v16i3.21589.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neuza Maria Sangiorgio Mozer

Fisioterapeuta, Mestre em Envelhecimento Humano. Passo Fundo, RS, Brasil. E-mail: ir.neuza@yahoo.com.br.

Adriano Pasqualotti, Universidade de Passo Fundo

Matématico, Doutor em Informática na Educação. Professor Titular da da Universidade de Passo Fundo (UPF). Passo Fundo, RS, Brasil. E-mail: pasqualotti@upf.br.

Marilene Rodrigues Portella, Universidade de Passo Fundo

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da UPF. Passo Fundo, RS, Brasil. E-mail: portella@upf.br.

Downloads

Publicado

30/09/2014

Como Citar

1.
Mozer NMS, Pasqualotti A, Portella MR. Necessidade de cuidado e funcionalidade entre idosas religiosas. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2014 [citado 28º de março de 2024];16(3):619-24. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/21589

Edição

Seção

Artigo Original