Tecnologias educacionais digitais para educação profissional de nível médio em enfermagem

Autores

  • Fernanda dos Santos Nogueira Góes Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Rosângela Andrade Aukar de Camargo Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Cristina Yuri Nakata Hara Hospital São Francisco
  • Luciana Mara Monti Fonseca Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i2.21587

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação Profissionalizante, Tecnologia Educacional, Revisão.

Resumo

Este estudo identificou o que se tem produzido sobre o uso de tecnologias educacionais digitais para educação profissional de nível médio em enfermagem. Realizou-se revisão integrativa sistemática da literatura com os descritores “Computer Assisted Instruction”, "Software", "Tecnologia Educacional", “Educação Profissionalizante” e “Enfermagem”, publicados entre 2000 a 2013. Localizaram-se 99 publicações, das quais oito foram analisadas. Denotou-se que o desenvolvimento tecnológico também foi incorporado no ensino de enfermagem com predominância de conteúdos técnicos do cuidado e uso de simulações, porém descontextualizados de sua aplicação na aprendizagem. Percebeu-se lacuna de pesquisas nessa temática que abordem o ensino reflexivo, apesar do amplo contingente de trabalhadores de enfermagem ser formado por auxiliares/técnicos. Considera-se que o desenvolvimento de tecnologias educacionais digitais pode contribuir para a formação de profissionais de nível médio em enfermagem pautada nos princípios pedagógicos das diretrizes curriculares nacionais e das políticas de saúde.

doi: 10.5216/ree.v16i2.21587.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda dos Santos Nogueira Góes, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: fersngoes@eerp.usp.br.

Rosângela Andrade Aukar de Camargo, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professora Doutora da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: rcamargo@eerp.usp.br.

Cristina Yuri Nakata Hara, Hospital São Francisco

Enfermeira. Enfermeira do Hospital São Francisco. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: yurinakata@hotmail.com.

Luciana Mara Monti Fonseca, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Doutora da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: lumonti@eerp.usp.br.

Downloads

Publicado

30/06/2014

Como Citar

1.
Góes F dos SN, Camargo RAA de, Hara CYN, Fonseca LMM. Tecnologias educacionais digitais para educação profissional de nível médio em enfermagem. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2014 [citado 23º de abril de 2024];16(2):453-61. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/21587

Edição

Seção

Artigo de Revisão