Estratégias utilizadas pela família para cuidar a criança no hospital

Autores

  • Giovana Calcagno Gomes Universidade Federal do Rio Grande, Escola de Enfermagem
  • Fernanda Lucas Lopes de Meirelles Leite Universidade Federal do Rio Grande, Escola de Enfermagem
  • Nathalia Zinn de Souza
  • Daiani Modernel Xavier Universidade Federal do Rio Grande, Escola de Enfermagem
  • Joana Curcio da Cunha
  • Daniela Pasini Universidade Federal do Rio Grande, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i2.20989

Palavras-chave:

Criança Hospitalizada, Família, Enfermagem Pediátrica

Resumo

Objetivou-se conhecer as estratégias utilizadas pela família para cuidar da criança no hospital. O estudo caracterizou-se como de abordagem qualitativa, com referencial metodológico baseado na Teoria Fundamentada nos Dados. Foi desenvolvido em uma unidade de pediatria de um hospital do sul do país. Participaram 18 familiares cuidadores de crianças internadas no primeiro semestre de 2010, divididos em quatro grupos amostrais. A coleta de dados deu-se por entrevistas semiestruturadas. Concomitantemente, procedeu-se à análise aberta e axial dos dados. Os dados mostraram que a família utiliza como estratégias buscar informações acerca do tratamento; reproduzir, no hospital, os cuidados domiciliares; organizar o ambiente do cuidado e familiarizar-se com a tecnologia do cuidado. Concluiu-se que a família, ao implementar estratégias de cuidado à criança no hospital, torna-se copartícipe do seu processo de internação, tornando o ambiente hospitalar humanizado e propiciando à criança um cuidado qualificado, sensível e humano.

doi: 10.5216/ree.v16i2.21112.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Calcagno Gomes, Universidade Federal do Rio Grande, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (EENF/FURG). Rio Grande, RS, Brasil. E-mail: giovanacalcagno@furg.br.

Fernanda Lucas Lopes de Meirelles Leite, Universidade Federal do Rio Grande, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da EENF/FURG. Enfermeira da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal do Hospital Universitário (HU) da FURG. Rio Grande, RS, Brasil. E-mail: fernanda.lopes@vetorial.net.

Nathalia Zinn de Souza

Enfermeira. Rio Grande, RS, Brasil. E-mail: nathyzinn@hotmail.com.

Daiani Modernel Xavier, Universidade Federal do Rio Grande, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da EENF/FURG. Rio Grande, RS, Brasil. E-mail: daiamoder@ibest.com.br.

Joana Curcio da Cunha

Enfermeira. Rio Grande, RS, Brasil. E-mail: joanafsaraiva@yahoo.com.br.

Daniela Pasini, Universidade Federal do Rio Grande, Escola de Enfermagem

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, da EENF/FURG. Rio Grande, RS, Brasil. E-mail: daniela.pasini@hotmail.com

Downloads

Publicado

30/06/2014

Como Citar

1.
Gomes GC, Meirelles Leite FLL de, Souza NZ de, Xavier DM, Cunha JC da, Pasini D. Estratégias utilizadas pela família para cuidar a criança no hospital. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2014 [citado 20º de abril de 2024];16(2):434-42. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/20989

Edição

Seção

Artigo Original