Conhecimento dos profissionais de enfermagem em situações de emergência psiquiátrica: revisão integrativa

  • Carolina Yukari Ikuta Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Manoel Antônio dos Santos Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Heloisa França Badagnan Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Edilaine Cristina da Silva Gherardi Donato Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Ana Carolina Guidorizzi Zanetti Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Palavras-chave: Emergências, Enfermagem, Conhecimento, Saúde Mental

Resumo

Revisão integrativa que objetivou identificar na literatura nacional e internacional evidências disponíveis em relação ao conhecimento dos profissionais de enfermagem acerca do atendimento em situações de emergência psiquiátrica, no período de 1990 a 2012. Para a seleção dos artigos foram utilizadas as bases de dados PubMed, MedLine, CINAHL e LILACS. Os dados foram coletados por meio de um formulário estruturado e os achados submetidos à análise de conteúdo. A amostra foi constituída por 10 artigos. Na síntese das evidências constatou-se que os artigos incluídos evidenciaram que o cuidado nas situações de emergência psiquiátrica ocorre de maneira fragmentada e que os profissionais carecem de conhecimento, confiança e habilidades de interação. Este estudo identificou a escassez de produção científica nos periódicos nacionais e internacionais e a necessidade de implementar ações como educação permanente e aprimoramento da qualificação dos profissionais que atuam no atendimento às emergências psiquiátricas.

Descritores: Emergências; Enfermagem; Conhecimento; Saúde Mental.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Yukari Ikuta, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Discente do curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: carolina.ikuta@gmail.com.
Manoel Antônio dos Santos, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Psicólogo, Doutor em Psicologia Clínica. Professor Associado da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: masantos@ffclrp.usp.br.
Heloisa França Badagnan, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica, nível Mestrado, da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: heloisabadagnan@yahoo.com.br.
Edilaine Cristina da Silva Gherardi Donato, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Enfermeira, Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professora Doutora da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: nane@eerp.usp.br.
Ana Carolina Guidorizzi Zanetti, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Enfermeira, Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professora Doutora da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: carolzan@eerp.usp.br.
Publicado
31-12-2013
Como Citar
Ikuta, C., Santos, M. A. dos, Badagnan, H., Donato, E. C. da, & Zanetti, A. C. (2013). Conhecimento dos profissionais de enfermagem em situações de emergência psiquiátrica: revisão integrativa. Revista Eletrônica De Enfermagem, 15(4), 1034-42. https://doi.org/10.5216/ree.v15i4.20954
Seção
Artigo de Revisão