Caracterização da prática de automedicação e fatores associados entre universitários do curso de Enfermagem

  • Flávio Martinez da Silva Centro Universitário Uninter
  • Flávia Cristina Goulart Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública
  • Carlos Alberto Lazarini Faculdade de Medicina de Marília
Palavras-chave: Automedicação, Enfermagem, Estudantes de Enfermagem

Resumo

O objetivo do trabalho foi caracterizar a prática de automedicação e os fatores associados entre estudantes ingressantes e concluintes do curso de Graduação em Enfermagem. Utilizou-se estudo quali-quantitativo com questionário semiestruturado aplicado a todos os estudantes da 1ª e 4ª séries do curso. Os dados quantitativos foram analisados utilizando-se a estatística descritiva e os qualitativos, utilizando-se o Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes da primeira e todos os da quarta série se automedicam. Mostraram, ainda, diferença significativa para faixa etária e consumo de anti-inflamatório entre as séries. Os motivos que levaram os estudantes a se automedicarem foram: influência de terceiros, alívio da dor, demora no atendimento, se perceberem com conhecimentos científicos suficientes após cursarem a disciplina de Farmacologia. Conclui-se que a automedicação é prática frequente entre os estudantes de ambas as séries. Os concluintes, após cursarem Farmacologia, adquirem empoderamento científico suficiente para tal prática.

doi: 10.5216/ree.v16i3.20850.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Martinez da Silva, Centro Universitário Uninter
Enfermeiro. Professor do Centro Universitário Uninter. Curitiba, PR, Brasil. E-mail: flavio_martinez86@hotmail.com.
Flávia Cristina Goulart, Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública
Farmacêutica, Doutora em Neurociências e Comportamento. Professora Doutora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: flaviagoulart@usp.br.
Carlos Alberto Lazarini, Faculdade de Medicina de Marília
Farmacêutico, Doutor em Farmacologia. Professor Titular da Faculdade de Medicina de Marília. Marília, SP, Brasil. E-mail: carlos.lazarini@gmail.com.
Publicado
30-09-2014
Como Citar
Silva, F., Goulart, F. C., & Lazarini, C. (2014). Caracterização da prática de automedicação e fatores associados entre universitários do curso de Enfermagem. Revista Eletrônica De Enfermagem, 16(3), 644-51. https://doi.org/10.5216/ree.v16i3.20850
Seção
Artigo Original