Fatores de risco para o desencadeamento do pé diabético

Autores

  • Julia Estela Willrich Boell
  • Renata Mafra Ribeiro
  • Denise Maria Guerreiro Vieira da Silva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i2.20460

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Pé Diabético, Fatores de Risco, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem

Resumo

Objetivou-se identificar os fatores de risco para o desencadeamento do pé diabético. Estudo transversal, com amostra por conveniência, desenvolvido com 70 pessoas com diabetes melito (DM), cadastradas em três unidades básicas do município de Florianópolis/SC, no período de novembro de 2010 a maio de 2011. Foram coletados dados biométricos, das condições sociodemográficas, de saúde e doença e efetuada a avaliação dos pés. Os participantes tinham idade média de 66,17 anos e conviviam com a doença há menos de 10 anos (61,42%). Como fatores de risco, identificaram-se: idade avançada; tempo de diagnóstico do DM; baixa escolaridade; sobrepeso/obesidade; dieta inadequada; inatividade física; controle metabólico inadequado; falta de cuidados específicos com os pés; e hipertensão arterial. Averiguou-se que parte majoritária da população apresentou um ou mais fatores de risco que favorecem o aparecimento de complicações relativas aos pés.

doi: 10.5216/ree.v16i2.20460.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Estela Willrich Boell

Educadora Física e Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: juliaestela_8@hotmail.com.

Renata Mafra Ribeiro

Enfermeira. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: renatamr2003@yahoo.com.br.

Denise Maria Guerreiro Vieira da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde  da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista produtividade do CNPq. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: denise_guerreiro@hotmail.com.

Downloads

Publicado

30/06/2014

Como Citar

1.
Boell JEW, Ribeiro RM, Silva DMGV da. Fatores de risco para o desencadeamento do pé diabético. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2014 [citado 29º de março de 2024];16(2):386-93. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/20460

Edição

Seção

Artigo Original