Experiências de integração ensino-serviço no processo de formação profissional em saúde: revisão integrativa

Autores

  • Laura Cavalcanti de Farias Brehmer Universidade Federal de Santa Catarina
  • Flávia Regina Souza Ramos Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i1.20132

Palavras-chave:

Serviços de Integração Docente-Assistencial, Formação de Recursos Humanos, Educação Superior

Resumo

O presente trabalho versa sobre o tema da integração ensino-serviço no processo de formação profissional na saúde. O objetivo foi caracterizar, em estudos científicos indexados em bases de dados, os avanços e os desafios de integração ensino-serviço no processo de formação em saúde. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura a partir da busca por artigos publicados entre os anos de 2005 e 2013 em periódicos científicos indexados nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde. A amostra final foi constituída por 18 publicações. As experiências de integração ensino-serviço promovem avanços na aproximação entre universidades e instituições de saúde, na reorganização do ensino e da assistência à saúde e em relação à educação permanente. Contudo, persistem desafios a serem superados, sobretudo no compartilhamento de objetivos e no estreitamento das relações com base no diálogo.

Descritores: Serviços de Integração Docente-Assistencial; Formação de Recursos Humanos; Educação Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Cavalcanti de Farias Brehmer, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Saúde Pública. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista CNPq. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. E-mail: laurinhacf@gmail.com.

Flávia Regina Souza Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Filosofia em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da UFSC, Pesquisadora Pq-CNPq. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. E-mail: flaviar@ccs.ufsc.br.

Downloads

Publicado

31/03/2014

Como Citar

1.
Brehmer LC de F, Ramos FRS. Experiências de integração ensino-serviço no processo de formação profissional em saúde: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2014 [citado 29º de março de 2024];16(1):228-37. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/20132

Edição

Seção

Artigo de Revisão