Diagnósticos de enfermagem do domínio segurança e proteção em pessoas com HIV/Aids

Autores

  • Juliana de Oliveira Faria
  • Girlene Alves da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i1.19977

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Assistência à Saúde, Diagnóstico de Enfermagem, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida

Resumo

Hospitalizações ocorrem em consequência da vulnerabilidade ao adoecimento das pessoas com HIV/Aids. Conhecer respostas humanas identificadas é fundamental para a promoção do cuidado. O estudo objetivou identificar diagnósticos de enfermagem do domínio segurança e proteção da Taxonomia II da NANDA-I nas pessoas com HIV/Aids em um hospital de Minas Gerais. Pesquisa descritiva realizada com 30 pacientes no período de março a setembro de 2011. Para identificação e análise dos diagnósticos utilizou-se o processo de raciocínio clínico de Risner e a estatística descritiva. Identificaram-se em 100% dos participantes do estudo os diagnósticos classificados no domínio em questão, o que reforça a vulnerabilidade da clientela estudada. Portanto, destaca-se a importância de priorizar esses diagnósticos encontrados no planejamento das intervenções de enfermagem de modo sistematizado e enfocar as condições identificadas para fortalecer as ações do cuidado.

Descritores: Cuidados de Enfermagem; Assistência à Saúde; Diagnóstico de Enfermagem; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana de Oliveira Faria

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. E-mail: julyanafaria@hotmail.com.

Girlene Alves da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. E-mail: girleneas@terra.com.br.

Downloads

Publicado

31/03/2014

Como Citar

1.
Faria J de O, Silva GA da. Diagnósticos de enfermagem do domínio segurança e proteção em pessoas com HIV/Aids. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2014 [citado 19º de abril de 2024];16(1):93-9. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/19977

Edição

Seção

Artigo Original