Sentimentos e atitudes de crianças em relação aos maus tratos a pessoas idosas

Autores

  • Bruna Moretti Luchesi Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Giselle Dupas Universidade Federal de São Carlos
  • Luzia Cristina Antoniossi Monteiro Universidade Federal de São Carlos
  • Sueli Marques Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Sofia Cristina Iost Pavarini Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i3.19727

Palavras-chave:

Maus-Tratos ao Idoso, Criança, Enfermagem

Resumo

RESUMO

O estudo objetivou conhecer sentimentos e atitudes de crianças em relação aos maus tratos contra idosos. Estudo de abordagem qualitativa para o qual foram entrevistadas 52 crianças de sete a dez anos de idade utilizando-se de questões abertas. As respostas foram gravadas, transcritas e realizou-se análise de conteúdo, modalidade temática. Foram identificados dois grandes temas: Reação das crianças diante dos maus tratos aos idosos, tema no qual a categoria mais citada foi “ajudando de alguma forma”, seguida de “não sabendo o que fazer temendo represálias” e “reagindo da mesma maneira com o agressor”; Sentimento das crianças diante dos maus tratos aos idosos, no qual as categorias foram “ficando triste/chateado”, “reconhecendo o idoso como frágil” e “não identificando o sentimento”. Explorar percepções das crianças sobre tema de relevância social como os maus tratos aos idosos torna possível que profissionais de saúde desenvolvam estratégias para informá-las e instrumentalizá-las sobre o assunto.

Descritores: Maus-Tratos ao Idoso; Criança; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Moretti Luchesi, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (PPGEF/EERP/USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: brunaluchesi@usp.br.

Giselle Dupas, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, SP, Brasil. E-mail: gdupas@ufscar.br.

Luzia Cristina Antoniossi Monteiro, Universidade Federal de São Carlos

Advogada, Doutorado em Engenharia Urbana. Professor Adjunto Departamento de Gerontologia da UFSCar. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: cristinaantoniossi4@gmail.com.

Sueli Marques, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Doutora da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: smarques@eerp.usp.br.

Sofia Cristina Iost Pavarini, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira, Doutora em Educação. Professora Associada do Departamento de Gerontologia da UFSCar. E-mail: sofia@ufscar.br.

Downloads

Publicado

30/09/2013

Como Citar

1.
Luchesi BM, Dupas G, Monteiro LCA, Marques S, Pavarini SCI. Sentimentos e atitudes de crianças em relação aos maus tratos a pessoas idosas. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2013 [citado 29º de março de 2024];15(3):619-27. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/19727

Edição

Seção

Artigo Original