Ansiedade e consumo de ansiolíticos entre estudantes de enfermagem de uma universidade pública

Autores

  • Katia Colombo Marchi Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Alessandra Marino Bárbaro Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Adriana Inocenti Miasso Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Carlos Renato Tirapelli Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i3.18924

Palavras-chave:

Ansiedade, Estudantes de Enfermagem, Ansiolíticos, Psicotrópico

Resumo

RESUMO

Trata-se de estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa realizado em uma escola pública de enfermagem do estado de São Paulo, que avaliou a incidência de ansiedade entre os estudantes, seu conhecimento sobre os ansiolíticos e o padrão de consumo destes medicamentos. Dos 308 estudantes, 16% estavam utilizando ansiolíticos no período em que a pesquisa foi realizada ou já usaram em algum momento de suas vidas; destes, 35% apresentaram ansiedade severa, de acordo com a aplicação do Inventário de Ansiedade de Beck. Mesmo tendo recebido orientação, a maioria dos usuários referiram possuir dúvidas, especialmente no que diz respeito à interação com outros fármacos, efeitos colaterais e seu potencial para causar dependência. Destaca-se a importância do reconhecimento e tratamento da ansiedade entre os estudantes, uma vez que sua presença, quando em níveis mais altos, pode afetar de forma significativa a formação da identidade do estudante e sua qualidade de vida.

Descritores: Ansiedade; Estudantes de Enfermagem; Ansiolíticos; Psicotrópicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Colombo Marchi, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Mestre em Enfermagem Psiquiátrica. Discente do Programa de Pós-Gradação em Farmacologia, nível Doutorado, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: katia.marchi@usp.br.

Alessandra Marino Bárbaro, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica, nível Mestrado, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: allebarbaro@hotmail.com.

Adriana Inocenti Miasso, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermgem. Professora Doutora da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: amiasso@eerp.usp.br.

Carlos Renato Tirapelli, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Farmacêutico, Doutorado em Farmacologia. Professor Associado da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: crtirapelli@eerp.usp.br.

Downloads

Publicado

30/09/2013

Como Citar

1.
Marchi KC, Bárbaro AM, Miasso AI, Tirapelli CR. Ansiedade e consumo de ansiolíticos entre estudantes de enfermagem de uma universidade pública. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2013 [citado 29º de março de 2024];15(3):729-37. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/18924

Edição

Seção

Artigo Original