A transformação da prática obstétrica das enfermeiras na assistência ao parto humanizado

Autores

  • Karla Gonçalves Camacho Hospital Federal do Andaraí
  • Jane Marcia Progianti Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i3.18588

Palavras-chave:

Parto Humanizado, Saúde da Mulher, Enfermagem Obstétrica

Resumo

RESUMO

Este estudo qualitativo teve por objetivo descrever o processo de aquisição de práticas obstétricas hospitalares, pelas enfermeiras obstétricas, frente à implantação do modelo humanizado. Participaram do estudo 11 enfermeiras obstétricas de seis maternidades municipais do Rio de Janeiro/Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, de janeiro a março de 2009, e analisados por meio da análise de conteúdo temática, tendo como base de diálogo os conceitos de Pierre Bourdieu. Os resultados apontaram que as enfermeiras pesquisadas incorporaram novos conhecimentos que foram agregados em seu habitus profissional, gerando práticas que as fizeram romper com a reprodução do modelo biomédico no campo obstétrico. Concluiu-se que muitas enfermeiras obstétricas no processo de implantação da política de humanização do parto e nascimento reconfiguraram sua prática obstétrica de cuidado, centrando-as no estímulo do protagonismo da mulher e no respeito à fisiologia do parto.

Descritores: Parto Humanizado; Saúde da Mulher; Enfermagem Obstétrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Gonçalves Camacho, Hospital Federal do Andaraí

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Enfermeira do Hospital Federal do Andaraí e do Hospital Naval Marcílio Dias. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: pequenakgc@yahoo.com.br.

Jane Marcia Progianti, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: jmprogi@uol.com.br.

Downloads

Publicado

30/09/2013

Como Citar

1.
Camacho KG, Progianti JM. A transformação da prática obstétrica das enfermeiras na assistência ao parto humanizado. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2013 [citado 29º de março de 2024];15(3):646-53. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/18588

Edição

Seção

Artigo Original