Indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem processos familiares disfuncionais em alcoolistas: revisão integrativa

Autores

  • Suzana de Oliveira Mangueira Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Fátima Carvalho Fernandes Universidade Federal do Ceará
  • Ana Karina Bezerra Pinheiro Universidade Federal do Ceará
  • Marcos Venícios de Oliveira Lopes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i3.17766

Palavras-chave:

Alcoolismo, Diagnóstico de Enfermagem, Enfermagem, Família, Relações Familiares

Resumo

RESUMO

O alcoolismo é um problema de saúde pública que afeta tanto ao indivíduo quanto à sua família, e necessita da assistência de enfermagem. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de investigar as evidências científicas acerca das características definidoras do diagnóstico de enfermagem nos processos familiares disfuncionais em alcoolistas. A busca nas bases de dados LILACS, PubMed, Scopus e CINAHL, por meio do cruzamento dos descritores alcoolismo/alcoholism, enfermagem/nursing e família/family, resultou em treze artigos. As características definidoras comportamentais mais comuns foram abuso de álcool e abuso verbal; as de papeis e relacionamentos foram problemas conjugais e problemas econômicos; e as de sentimentos foram depressão e insegurança. O estudo identificou, ainda, características presentes na família alcoolista não constantes na NANDA Internacional. Estes achados contribuem para direcionar o enfermeiro no julgamento clínico e apontam para a necessidade de maiores estudos com vistas a analisar e validar o diagnóstico.

Descritores: Alcoolismo; Diagnóstico de Enfermagem; Enfermagem; Família; Relações Familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana de Oliveira Mangueira, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Assistente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Vitória de Santo Antão, PE, Brasil. E-mail: suzanaom@hotmail.com.

Ana Fátima Carvalho Fernandes, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da UFC. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: afcana@ufc.br.

Ana Karina Bezerra Pinheiro, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da UFC. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: anakarinaufc@hotmail.com.

Marcos Venícios de Oliveira Lopes, Universidade Federal do Ceará

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem. Professor Associado da UFC. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: marcos@ufc.br.

Downloads

Publicado

19/11/2013

Como Citar

1.
Mangueira S de O, Fernandes AFC, Pinheiro AKB, Lopes MV de O. Indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem processos familiares disfuncionais em alcoolistas: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 19º de novembro de 2013 [citado 19º de abril de 2024];15(3):816-25. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/17766

Edição

Seção

Artigo de Revisão