Características de usuários frequentes de serviços de urgência: revisão integrativa

Autores

  • Aline Marques Acosta Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem
  • Maria Alice Dias da Silva Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i2.17526

Palavras-chave:

Enfermagem em Emergência, Serviços Médicos de Emergência, Serviço Hospitalar de Emergência

Resumo

doi: 10.5216/ree.v15i2.17526 - http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i2.17526

 

RESUMO

Este estudo teve como objetivo identificar e analisar a produção de conhecimento sobre as características dos usuários frequentes dos serviços de urgência. Realizou-se uma revisão integrativa, com busca nas bases de dados Science Direct, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Foram selecionados 26 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Evidenciou-se que, de modo geral, usuários frequentes têm mais chances de ser do sexo feminino, ter idade entre 30 e 65 anos e ser desempregado. São geralmente socioeconomicamente mais vulneráveis e apresentam problemas de saúde precários, utilizando, dessa forma, frequentemente outros serviços de saúde. Destaca-se a falta de estudos sobre o tema no âmbito nacional, como também a escassez de literatura internacional com evidências fortes.

Descritores: Enfermagem em Emergência; Serviços Médicos de Emergência; Serviço Hospitalar de Emergência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Marques Acosta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EENF/UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: aline.acosta@gmail.com.

Maria Alice Dias da Silva Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada IV da EENF/UFRGS. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: malice@enf.ufrgs.br.

Downloads

Publicado

30/06/2013

Como Citar

1.
Acosta AM, Lima MAD da S. Características de usuários frequentes de serviços de urgência: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2013 [citado 19º de abril de 2024];15(2):564-73. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/17526

Edição

Seção

Artigo de Revisão