Percepções da equipe de enfermagem no cuidado ao paciente em morte encefálica

Autores

  • Camila Santos Pires Lima Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Cláudia de Oliveira Batista
  • Sayonara de Fátima Faria Barbosa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i3.17497

Palavras-chave:

Morte Encefálica, Transplante de Órgãos, Unidades de Terapia Intensiva, Equipe de Enfermagem

Resumo

RESUMO

Estudo descritivo-exploratório, qualitativo, desenvolvido na Unidade de Terapia Intensiva Adulta de um hospital público do sul do país. Teve como objetivo compreender as percepções da equipe de enfermagem em sua atuação no cuidado ao paciente em morte encefálica. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário de autopreenchimento. A equipe considera-se qualificada para prestar assistência ao paciente em morte encefálica mas necessita de educação continuada. Dentre as dificuldades destacaram-se: a relação com a família e a estrutura logístico-administrativa da instituição. Os profissionais percebem sua importância na manutenção do potencial doador, na supervisão/orientação da equipe e no apoio familiar. As sugestões identificadas para melhorar o atendimento foram: educação continuada, melhoria na estrutura logístico-administrativa e no apoio aos familiares. O estudo evidenciou a importância da equipe no cuidado ao paciente em morte encefálica, a necessidade do preparo para lidar com as famílias e aprimoramento dos conhecimentos para uma assistência segura e qualificada.

Descritores: Morte Encefálica; Transplante de Órgãos; Unidades de Terapia Intensiva; Equipe de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Santos Pires Lima, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN), nível Mestrado, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: camilasp87@gmail.com.

Ana Cláudia de Oliveira Batista

Enfermeira. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: anacobatista@gmail.com.

Sayonara de Fátima Faria Barbosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UFSC. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: sayonara@ccs.ufsc.br.

Downloads

Publicado

30/09/2013

Como Citar

1.
Lima CSP, Batista AC de O, Barbosa S de FF. Percepções da equipe de enfermagem no cuidado ao paciente em morte encefálica. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2013 [citado 28º de março de 2024];15(3):778-87. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/17497

Edição

Seção

Artigo Original