Valorização e motivação de enfermeiros na perspectiva da humanização do trabalho nos hospitais

Autores

  • Lucila Isabel Schwertner Sprandel Hospital Universitário São Francisco de Paula
  • Helena Heidtmann Vaghetti Universidade Federal de Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i4.16100

Palavras-chave:

Enfermagem, Humanização da Assistência, Condições de Trabalho, Motivação, Hospitais.

Resumo

Este artigo teve como objetivo identificar a percepção dos enfermeiros sobre a valorização do trabalho e a motivação profissional. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo desenvolvido entre março e maio de 2011, com doze enfermeiros de um hospital universitário no Sul do Brasil. A coleta de dados utilizou entrevistas semiestruturadas e para a verificação dos mesmos empregou-se a análise temática. Os temas foram estabelecidos a partir dos parâmetros para a humanização do trabalho contidos na Política Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar referentes à valorização do trabalho e motivação profissional: respeito, reconhecimento, satisfação e realização profissional. Os resultados foram analisados na perspectiva de políticas de humanização e dos estudos de Dejours, e indicaram que os enfermeiros vivenciam um conflito com os valores e compromissos do seu trabalho, o que gera a insatisfação profissional. A presença dos parâmetros estudados produz autorrealização e sua ausência é entendida como desumanização no trabalho.

Descritores: Enfermagem; Humanização da Assistência; Condições de Trabalho; Motivação; Hospitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucila Isabel Schwertner Sprandel, Hospital Universitário São Francisco de Paula

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Enfermeira da Clínica Médica do Hospital Universitário São Francisco de Paula. Pelotas, RS, Brasil. E-mail: lucilasprandel@yahoo.com.br.

Helena Heidtmann Vaghetti, Universidade Federal de Rio Grande

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil. E-mail: vaghetti@vetorial.net.

Downloads

Publicado

31/12/2012

Como Citar

1.
Sprandel LIS, Vaghetti HH. Valorização e motivação de enfermeiros na perspectiva da humanização do trabalho nos hospitais. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2012 [citado 28º de março de 2024];14(4):704-82. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/16100

Edição

Seção

Artigo Original